NOVA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER EM FERRAZ DE VASCONCELOS OFERECE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O município de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, inaugurou nesta quarta-feira (3) a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Localizada no Parque Dourado, a unidade conta com uma estrutura própria e um ambiente acolhedor para atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar.
Antes, o serviço da DDM funcionava dentro do prédio do 1º Distrito Policial. Com a nova instalação, a delegacia passa a contar com cinco salas, recepção, sala de espera e banheiros, oferecendo um espaço exclusivo para as vítimas, separado do 1º DP, onde são registradas outras ocorrências.
Durante a inauguração, que contou com a presença de autoridades, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que a gestão está comprometida em ampliar as políticas públicas em defesa das mulheres. Ele destacou o programa de monitoramento de agressores com tornozeleira eletrônica, que começou no ano passado em São Paulo. “Nossa intenção é trazer para Ferraz de Vasconcelos o projeto para proteger as mulheres dos agressores. É compromisso dessa gestão investir nas políticas públicas e no aumento da rede de proteção das mulheres em todo o estado de São Paulo”, disse Derrite.
O programa, uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e o Tribunal de Justiça de São Paulo, permite monitorar os agressores soltos em audiência de custódia. Caso eles violem a determinação judicial de manter distância da vítima, a tornozeleira emite um alerta ao Centro de Operações da Polícia Militar, que envia uma viatura para deter o infrator.
Atualmente, dos mais de 220 infratores que receberam a tornozeleira na capital paulista, 29 foram presos por descumprirem a determinação judicial. A gestão atual pretende expandir o programa para outras regiões do estado ainda este ano. “Queremos fortalecer e ampliar essa rede de proteção para garantir que o agressor permaneça longe das vítimas e não volte a cometer novos crimes”, completou Derrite.
O estado de São Paulo possui 140 DDMs, sendo 11 com funcionamento ininterrupto, sete na capital e uma em Barueri. Além disso, há 141 salas DDMs 24 horas anexas aos plantões policiais em todas as regiões, oferecendo atendimento às vítimas por videoconferência com uma equipe especializada.
#segurança #violênciadoméstica
