128,8 MIL ALUNOS DO ALTO TIETÊ SÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DE CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem concorrer a prêmios como leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
As Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Educação (Seduc) do Estado de São Paulo anunciaram na última quinta-feira (1º) o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. O concurso, lançado durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, visa promover a conscientização sobre mudanças climáticas nas escolas estaduais, incentivando a adoção de medidas para reduzir emissões de gás carbônico e preservar o planeta.
CATEGORIAS E PARTICIPAÇÃO
Podem participar estudantes da rede pública estadual a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. A competição é dividida em três categorias:
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)
- Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- Ensino Médio (1ª a 3ª série)
No Alto Tietê, cerca de 128,8 mil estudantes são convidados a participar. No total, mais de 2,6 milhões de alunos do estado estão aptos a competir.
TEMA E FORMATO DAS REDAÇÕES
As redações devem abordar o tema “Mudanças Climáticas”, explorando aspectos de mitigação e adaptação. Os alunos do 5º ano devem seguir o formato “Você sabia que…”, enquanto os estudantes das outras categorias (6º ao 9º ano e Ensino Médio) devem criar textos dissertativos argumentativos. As redações podem relatar projetos desenvolvidos na escola que envolvam a comunidade.
EQUIPES E ACOMPANHAMENTO
As redações devem ser produzidas em equipes de três alunos, com orientação de um professor. As produções ocorrerão de 5 de agosto a 4 de outubro. Cada unidade escolar formará uma comissão julgadora para escolher três redações, uma por categoria. Em seguida, as Diretorias de Ensino selecionarão três redações, uma por categoria, entre 7 de outubro e 25 de outubro. As redações finalistas serão avaliadas pela Seduc e, posteriormente, pela Semil, que classificará os textos em primeiro, segundo e terceiro lugar.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As redações dos alunos do 5º ano serão avaliadas pela originalidade, capacidade de comunicação e argumentação, entendimento do gênero textual, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita e normas ortográficas e gramaticais. Para os alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, os critérios incluem criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática.
PREMIAÇÃO
Os resultados serão divulgados em 22 de novembro no site das secretarias. A cerimônia de premiação ocorrerá em 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios incluem leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
REGULAMENTO
O regulamento completo está disponível na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas.