ESTUDANTES DE SÃO BERNARDO INICIAM INTERCÂMBIO NA IRLANDA PELO PROGRAMA CONECTA SÃO BERNARDO

ESTUDANTES DE SÃO BERNARDO INICIAM INTERCÂMBIO NA IRLANDA PELO PROGRAMA CONECTA SÃO BERNARDO
Vinte alunos do Ensino Médio da rede pública de São Bernardo iniciaram neste domingo (6/7) a experiência de um intercâmbio internacional em Dublin, na Irlanda, por meio do Conecta São Bernardo, programa inédito idealizado pela gestão do prefeito Marcelo Lima. Esta é a primeira edição do projeto, que prevê a vivência educacional e cultural de um mês para os estudantes no exterior.

Após a emoção da despedida, marcada por lágrimas, ansiedade e saudade antecipada durante a celebração na Escola Professora Maristela Vieira, no Jardim Thelma, e no embarque no Aeroporto de Guarulhos, os sentimentos deram lugar à empolgação. Já no primeiro dia, vídeos e fotos mostraram os jovens entusiasmados durante o café da manhã no restaurante do campus da University College Dublin (UCD).

A programação começou com integração entre os brasileiros e grupos de estudantes da Itália e de Portugal, com quem irão compartilhar atividades durante o intercâmbio. Em um momento de descontração, os jovens de São Bernardo ensinaram os italianos a pronunciar o lema da cidade, “Cidade Pra Frente”, gravando a cena em vídeo.

No mesmo dia, os intercambistas visitaram o Irish National Heritage Park, onde guias vestidos com trajes típicos explicaram a evolução da civilização irlandesa em diferentes eras. O grupo também fez um city tour pela cidade de Wexford, localizada a cerca de 146 quilômetros de Dublin.

Segundo a monitora Sara Rodrigues, que acompanha o grupo, o entrosamento com os estudantes estrangeiros começou já durante o deslocamento em ônibus, com trocas culturais e conversas em inglês. Nesta segunda-feira (7), os estudantes iniciam as atividades educacionais e visitarão a tradicional St. Patrick’s Cathedral, um dos pontos históricos mais emblemáticos da capital irlandesa.

A estudante Maria Eduarda Paulino Cavalcante, moradora do bairro Assunção e aluna da ETEC Lauro Gomes, compartilhou a experiência. “A viagem foi cansativa, e a maioria de nós nunca tinha nem viajado de avião. Mas estar aqui é um sonho. O campus superou todas as expectativas: é enorme, lindo, e temos quartos individuais com banheiro. Parece uma cidade”, relatou.

Emocionada, Maria Eduarda disse já sentir saudade do intercâmbio mesmo no início. “Estou amando cada detalhe. A gente conheceu grupos de outros países, e é uma loucura imaginar que estou vivendo isso. Agora, minha ansiedade é pelo último dia. Já estou preocupada com a volta.”

Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC e Arquivo Pessoal/Divulgação

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *