ZOO DE SÃO BERNARDO CELEBRA 40 ANOS NESTE DOMINGO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

ZOO DE SÃO BERNARDO CELEBRA 40 ANOS NESTE DOMINGO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
O Zoológico de São Bernardo completa neste domingo (5/10) 40 anos de funcionamento. Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial no Parque Municipal Estoril, no Riacho Grande, com atividades voltadas à educação ambiental, lazer e preservação da fauna local.

Durante a manhã, equipes do Zoo irão receber escoteiros e familiares de funcionários de empresas de reciclagem do município para conhecer os cerca de 350 animais de 70 espécies nativas que vivem no local. A comemoração também contará com a soltura de animais reabilitados, como saruês e maritacas, além de gincanas e ações educativas abertas aos visitantes do parque.

O espaço, que ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, abriga principalmente animais silvestres brasileiros, com foco na Mata Atlântica. “O animal mais antigo que temos hoje aqui no Zoológico é o jacaré Diniz. Ele chegou ainda filhote, em 2001, apreendido pela Polícia Ambiental em casa de um particular na cidade. Ele, com toda a certeza, é um dos bichos que mais despertam o interesse da criançada”, contou Marcelo Gomes, veterinário responsável pelo espaço e que há 30 anos trabalha no Zoo.

Um dos principais serviços realizados pela unidade é o tratamento de animais resgatados pela Guarda Civil Ambiental e outras forças policiais. “O Zoo municipal já recebeu, em 2025, cerca de 250 animais, entre eles uma serpente exótica, que é a píton. No mais, a maior quantidade são gambás, pois agora começou a temporada de filhotes. Entre as aves, tucanos e corujas foram a maior quantidade que recebemos por aqui”, acrescentou o veterinário.

A celebração contará ainda com o Caminhão da Alegria, parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, que levará brincadeiras e atividades interativas para o público.

Inaugurado em 1985, o Zoo é certificado pelo Ibama e considerado um dos principais equipamentos de preservação da fauna e flora de São Bernardo. O local abriga espécies como anta, sussuarana, macaco-prego, papagaios e araras, em viveiros adaptados para cada animal.

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *