GUARAREMA REFORÇA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE

GUARAREMA REFORÇA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a campanha de vacinação contra a febre amarela, em alinhamento à recomendação do Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alexandre Vranjac” (CVE), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A febre amarela é uma doença viral grave, transmitida pela picada de mosquitos infectados, que pode causar febre alta, dor de cabeça, fadiga, dores musculares, náuseas e vômitos. Em casos mais severos, há risco de complicações hepáticas, renais e hemorragias. A vacina é a principal forma de prevenção e garante proteção duradoura contra a doença.

Em Guararema, o imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde — Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), UBS Jardim Dulce e UBS Lambari —, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos que ainda não receberam a dose devem se vacinar. Já os idosos precisam passar por avaliação médica prévia antes da aplicação, devido a possíveis contraindicações.

A vacinação também é obrigatória para viajantes, especialmente aqueles que participam de romarias, excursões ou eventos intermunicipais e interestaduais, devendo ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem.

Além da imunização, outras medidas preventivas são recomendadas, como o uso de roupas compridas, repelente, mosquiteiros e a evitação de áreas próximas a matas e rios sem proteção adequada — especialmente para crianças menores de seis meses, que ainda não podem ser vacinadas.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (11) 4693-8040, ou diretamente nas unidades:

Cesap – (11) 4693-8570

UBS Lambari – (11) 4693-3448 / (11) 4693-3484

UBS Jardim Dulce – (11) 4693-6147 / (11) 4693-5964

📸 Foto: Comunicação/Prefeitura de Guararema

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *