SÃO BERNARDO DEBATE GOVERNANÇA CLIMÁTICA EM EVENTO INTERNACIONAL DA ONU

SÃO BERNARDO DEBATE GOVERNANÇA CLIMÁTICA EM EVENTO INTERNACIONAL DA ONU

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMAS) de São Bernardo do Campo realizou na noite de segunda-feira (13/10) o encontro ‘Centro Municipal de Emergências Climáticas de São Bernardo do Campo: Governança Local’.

O evento integrou a programação da 7ª edição do Circuito Urbano, promovido pelo ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos – e marcou a primeira participação da cidade na iniciativa global. O encontro ocorreu no anfiteatro da Faculdade de Direito do município, reunindo especialistas e referências nas questões ambientais.

O debate aprofundado teve foco na sustentabilidade, adaptação e nas estratégias implementadas pela cidade para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. O principal destaque foi a criação do Centro Municipal de Emergências Climáticas (CEMEC).

O CEMEC tem conduzido as discussões e ações relacionadas ao tema no município. Trata-se de uma política pública desenvolvida pela SEMAS em parceria com a Defesa Civil e outras secretarias, atuando como um instrumento de integração entre ciência, gestão pública e participação social.

A Secretária de Meio Ambiente de São Bernardo, Ruth Cristina Ramos, apresentou a estrutura, os programas de trabalho e os resultados do CEMEC. Ela comentou que é de “extrema importância e felicidade reunir tantos especialistas” e que a experiência do Centro deve “inspirar outros municípios no Brasil”.

Convidados de diversas instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC (UFABC), SP Águas, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Observatório do Rudge Ramos, trouxeram contribuições e sugestões de aprimoramento da política.

O diretor do Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura, Matheus Graciosi, que moderou o encontro, destacou a importância da participação da sociedade civil. Ele também informou que as falas e apresentações estão disponíveis para acesso no canal do YouTube do ONU-Habitat: https://www.youtube.com/live/4cyBPZ03DPk?si=BcVp6lE7HObQgzmm.

A iniciativa da ONU busca estimular debates e atividades sobre a melhoria da qualidade de vida nas cidades durante o Outubro Urbano, que começa com o Dia Mundial do Habitat e termina com o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro.

Em 2025, o Circuito Urbano tem como tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”. Desde 2018, o Circuito Urbano, criado pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, já apoiou cerca de 1.000 eventos, consolidando o País como líder mundial na celebração do Outubro Urbano.

Imagem: Divulgação/PMSBC.

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *