MAIS DE QUATRO MIL ALUNOS PARTICIPAM DA 4ª FESTA LITERÁRIA DE GUARAREMA

MAIS DE QUATRO MIL ALUNOS PARTICIPAM DA 4ª FESTA LITERÁRIA DE GUARAREMA
Mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema participam nesta semana da 4ª Festa Literária de Guararema (FLIG), com atividades realizadas durante o horário de aula. As ações são acompanhadas pelas equipes gestoras das escolas.

Diversas turmas visitam o Pavilhão das Editoras, localizado no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Ilha Grande. Outras atividades incluem contação de histórias, passeio de trem turístico e a apresentação teatral “A Cigarra e a Formiga”, esta última na Vila de Luís Carlos.

Livros e Acervo Escolar
Cada estudante da Rede Municipal de Ensino recebe gratuitamente um livro, de acordo com sua faixa etária. São quatro títulos diferentes selecionados por razões educacionais e que se relacionam com o tema da FLIG em 2025: “As fantásticas fábulas de La Fontaine”. As artes da campanha foram cedidas pela YDreams Global, que compõem a exposição homônima que esteve no Farol Santander, em São Paulo.

Os quatro livros distribuídos são:

“Fábulas Inesquecíveis”, da Turma da Mônica, do Instituto Mauricio de Sousa.

“Fábulas de Esopo”, de Ruth Rocha.

“Conte uma Fábula”, de Célia Ruiz Ibáñez.

“Minhas Primeiras Fábulas de Esopo”, da editora Pé da Letra.

Todos os exemplares contam com um selo da FLIG e fazem parte do Programa “Desenrolando Histórias”, iniciativa da Prefeitura de Guararema, via Secretaria Municipal de Educação, que busca estimular o hábito da leitura.

Durante a visita ao Pavilhão, alunos e professores também adquirem livros, com o recurso da venda de latinhas recicláveis (coleta seletiva latinha amiga), que serão integrados ao acervo das escolas municipais.

Programação para o Público em Geral
A programação da 4ª FLIG, que pode ser consultada em guararema.sp.gov.br/eventos e nas redes sociais oficiais da Prefeitura, segue na Ilha Grande e na Vila de Luís Carlos até domingo (19), voltada também ao público em geral.

Entre as atividades, os visitantes podem acompanhar apresentações do Coral Canto por Guararema, fanfarras escolares, oficinas, leituras compartilhadas e contações de histórias, como “La Fontaine”, e o espetáculo teatral “A Cigarra e a Formiga” (em Luís Carlos).

O evento conta com atrações patrocinadas por empresas e grupos como ATT Transportes, Editora Moderna, Casa da Amizade de Guararema, Cooperativa Sicredi e Centro Suzuki.

Lançamentos literários a partir de sexta-feira (17):

Sexta-feira (17): Ana Santiago apresenta as obras “A que vim” e “Fonte Borbulhante”.

Sábado (18): Marcela Rabelo lança “Tempo Perdido”, Li Couto apresenta “A Guardiã e o Guerreiro” e Valéria Alonso traz “A Pipa de Lipi”.

Domingo (19): Alessandra Viotto encerra a programação com “A capivarinha que não queria crescer”.

O Pavilhão das Editoras funciona no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Ilha Grande, com expositores como Empório d’Angola, Vanessa Erandi Amigurumi, Aqui Tem!, Panda Books, Livraria Saber & Crescer, Capella Editorial, Padaria de Livros, Toque Mágico e Aquarela Livros. O espaço tem venda de livros a preços acessíveis e segue os horários:

Sábados: das 10 às 20 horas.

Domingos: das 10 às 19 horas.

Segunda a sexta-feira: das 8 às 19 horas.

Imagem: Warley Kenji – Comunicação/PMG.

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *