PROGRAMA RESERVA CERTA DA SABESP DISTRIBUI CAIXAS-D’ÁGUA PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NA GRANDE SP

PROGRAMA RESERVA CERTA DA SABESP DISTRIBUI CAIXAS-D’ÁGUA PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NA GRANDE SP
O governador José Serra participa da inauguraÌao da estaÌao de tratamento de agua e assinatura do contrato para execuÌao das obras do sistema integrado de esgotos sanitarios para os municipios de Campo Limpo Paulista e Varzea Paulista + descerramento da placa de inauguraÌao da estrada vicinal que liga Campo Limpo Paulista a SP-354. 30.06.2009 Campo Limpo Paulistao-SP Foto: Gilberto Marques/Governo do Estado de SP

A Sabesp lançou o Programa Reserva Certa com o objetivo de instalar caixas-d’água gratuitamente em domicílios de famílias de baixa renda na Região Metropolitana de São Paulo. A medida visa garantir que esses moradores, que não possuem o equipamento obrigatório, tenham uma reserva de água para o consumo diário.

A iniciativa contribui para que as famílias sintam menos os impactos da redução de pressão noturna, adotada pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) como parte da nova metodologia de gestão hídrica do Governo de SP para preservar o nível dos mananciais. Além disso, a caixa-d’água oferece um benefício de longo prazo, garantindo uma reserva para quaisquer ocorrências no sistema de abastecimento.

O programa é destinado a clientes da Sabesp que atendam a três critérios específicos:

O imóvel deve estar localizado nas cidades da Grande São Paulo operadas pela Sabesp (Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul não fazem parte do programa).

Os moradores devem ser de baixa renda, estando cadastrados nas tarifas Vulnerável, Social ou Social 2 da Sabesp.

As residências precisam estar situadas em áreas mais altas e distantes do sistema de abastecimento, onde a recuperação após manutenções ou a redução de pressão leva mais tempo.

A Sabesp fará uma vistoria prévia no imóvel para avaliar as condições de segurança e estruturais antes da instalação.

O processo de instalação da caixa-d’água pode ser solicitado pelos canais de atendimento da Sabesp e ocorrerá em três etapas principais:

Verificação de Elegibilidade: A Sabesp analisará se o imóvel atende aos critérios de tarifa social e localização em área crítica.

Vistoria Técnica: Em até sete dias corridos após o contato, será realizada uma inspeção e um relatório técnico. Se a viabilidade for confirmada, a instalação será agendada.

Instalação da Caixa-d’Água: A Sabesp executará o serviço completo e orientará o cliente sobre o uso racional e a limpeza periódica do reservatório, que a norma técnica brasileira (NBR 5626) exige em todas as residências.

O programa inclui, além da instalação, orientações técnicas sobre reservação domiciliar, garantindo que o morador possa evitar a falta de água em casos de reparos na rede, furtos ou interrupções no bombeamento por fatores externos.

Os clientes podem conferir na conta de água se estão cadastrados em um dos programas de tarifa social da Sabesp.

Imagem: Agência SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *