PRAÇA DA CIDADANIA EM SÃO BERNARDO RECEBE CARRETA DA CAPACITAÇÃO COM OFICINA DE PRODUÇÃO 3D

PRAÇA DA CIDADANIA EM SÃO BERNARDO RECEBE CARRETA DA CAPACITAÇÃO COM OFICINA DE PRODUÇÃO 3D
Moradores dos bairros Planalto, Calux e região, em São Bernardo do Campo, tiveram acesso a uma oportunidade de qualificação profissional com a chegada da Carreta da Capacitação do Governo do Estado. Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Praça da Cidadania sediou uma oficina gratuita de produção 3D, destinada a moradores com idade a partir de 16 anos.

A formação faz parte do programa estadual Superação SP, voltado à geração de renda, e foi promovida pelo Fundo Social do Estado de São Paulo com o apoio do Fundo Social de Solidariedade do município. As aulas foram ministradas por profissionais do Centro Paula Souza.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Zana Lima, acompanhou as aulas e destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma importante iniciativa que traz para os moradores, principalmente os jovens, formação profissional que abre novas perspectivas de trabalho. Oportunidade de aprender novas técnicas e empreender em novos negócios”, afirmou.

Os participantes aprenderam os fundamentos da impressão 3D, técnicas de elaboração de projetos e o funcionamento da impressora tridimensional.

O professor Damião Fiuza, que ministrou a oficina, ressaltou a versatilidade da técnica. “A intenção da oficina é capacitar as pessoas em impressão 3D. Mostrar as funções que a impressora tem e as grandes possibilidades em várias áreas de atuação. Esse é um dos mercados que mais cresce, inclusive na área industrial, mas que pode ser aplicado em personalizações em muitos setores”, explicou.

Gustavo Alves Monteiro, de 24 anos, morador do Assunção e formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, viu na oficina uma nova perspectiva. “Estou gostando do curso, porque estou aprendendo os fundamentos da impressão 3D, como funcionam as peças e em quais áreas pode ser usada. Dá pra fazer de tudo. Em todas as áreas dá pra aplicar”, disse.

A oficina de produção 3D teve quatro horas de duração, com duas turmas diárias (manhã e tarde) e limite de 15 alunos por grupo. Todos os participantes receberão certificação. As inscrições foram realizadas previamente pelo Fundo Social do Estado de São Paulo.

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC.

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *