SEDUC-SP INICIA APLICAÇÃO DO PROVÃO PAULISTA SERIADO PARA ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

SEDUC-SP INICIA APLICAÇÃO DO PROVÃO PAULISTA SERIADO PARA ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início nesta terça-feira (4) à aplicação do Provão Paulista Seriado para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio. A avaliação do Governo do Estado, que continua na quarta-feira (5), dá acesso a 15.717 vagas no ensino superior na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

As provas da 3ª série são destinadas a 375,4 mil estudantes da última etapa da educação básica. Entre esses estudantes estão 329,1 mil alunos da rede estadual de ensino. Os demais participantes são das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), redes municipais de ensino, escolas de aplicação das universidades, institutos federais e redes públicas de outros estados.

A diretora de Avaliação da Seduc-SP, Helena Salla, elaborou uma lista com orientações aos estudantes para os dias de prova:
• Chegar com antecedência. As provas começam às 8h, e os portões serão fechados às 7h45. Depois desse horário, não será permitida a entrada na escola;
• Apresentar documento de identificação com foto;
• Levar caneta esferográfica preta de tubo transparente;
• Celulares e equipamentos eletrônicos (fones, tablets, smartwatches) estão proibidos em sala de aula. Quem estiver com o celular deve guardá-lo em um envelope entregue pelo aplicador;
• É permitido comer durante a prova, mas recomenda-se levar lanches simples, como maçã ou banana. Alimentos com cheiro forte, como mexerica, devem ser evitados. Água, sucos e refrigerantes em embalagens individuais também estão liberados;
• A equipe da Educação sugere que os candidatos usem roupas confortáveis e apropriadas.

Provas serão aplicadas nas escolas; confira exceções

Os estudantes das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais, municipais e nas unidades do Centro Paula Souza (Etecs) farão as provas em suas próprias escolas.

Já os alunos dos institutos federais, de outros estados e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) devem ficar atentos aos locais de prova. Para esses grupos, a aplicação ocorrerá em polos localizados nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba. Neste ano, pela primeira vez, a Educação de SP abriu a possibilidade de estudantes da EJA concorrerem às vagas do Provão.

O que cai no Provão Paulista

Na terça (4), os estudantes respondem às questões de linguagens e suas tecnologias — 18 de língua portuguesa e 6 de língua inglesa — e ciências da natureza e suas tecnologias — 8 de biologia, 8 de física e 8 de química. O primeiro dia também inclui a redação, por isso o tempo máximo de prova é de cinco horas.

Para a redação, o edital orienta os candidatos a produzirem um texto dissertativo-argumentativo, coerente, coeso e de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. A fuga completa ao gênero ou o uso da primeira ou segunda pessoa são critérios que podem resultar em perda de pontos ou nota zero. Também é importante respeitar o número de linhas e incluir título.

Na quarta-feira (5), o caderno de provas traz itens de matemática e suas tecnologias — 18 questões — e ciências humanas e sociais aplicadas — 5 de filosofia, 7 de geografia, 7 de história e 5 de sociologia. O tempo máximo para resolução é de quatro horas. Todo o conteúdo exigido faz parte do Currículo Paulista do Ensino Médio.

Todos os estudantes com deficiência terão uma hora a mais por dia para realizar as provas.

Para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, o Provão acontece nos dias 6 e 7 de novembro, e para os da 2ª série, nos dias 11 e 12 de novembro, sempre no mesmo horário. Em cidades com feriados nos dias de prova, as avaliações serão aplicadas em nova data, com cadernos diferentes dos oficiais.

Provão Paulista Seriado

Os estudantes das três séries do Ensino Médio constroem uma trajetória no Provão Paulista Seriado, com notas que se somam ao longo dos três anos da última etapa da educação básica.

Por ser uma avaliação seriada, a soma dos acertos em cada ano compõe a nota final. Para os alunos que estão na 3ª série em 2025, a prova de 2023 (1ª série) vale 15%, a de 2024 (2ª série) vale 25%, e, neste ano, a prova objetiva tem peso de 40% e a redação, de 20%.

Uma retificação do edital de 2025 permite que estudantes que não fizeram ou não atingiram o índice de acertos nas provas anteriores ainda possam escolher cursos. As notas anteriores — ou sua ausência — acompanham o candidato na soma final. USP, Unesp e Unicamp exigem, por exemplo, um mínimo de 22 questões corretas no Provão da 3ª série.

Para estudantes que cursaram a 3ª série na modalidade EJA e concluem em 2025, a avaliação não é seriada. Nesse caso, o cálculo considera 80% para as questões objetivas e 20% para a redação.

Foto: Divulgação/Governo de SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *