PREFEITURA DE MAUÁ ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA QUINTA UPA NO JARDIM SANTA LÍDIA

PREFEITURA DE MAUÁ ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA QUINTA UPA NO JARDIM SANTA LÍDIA

A Prefeitura de Mauá deu um novo passo na reestruturação do sistema municipal de saúde. Nesta terça-feira (21/10), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras da quinta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, que será construída no Jardim Santa Lídia. O evento ocorreu em frente ao terreno das futuras instalações, na Rua Cesário Parmegiani, altura do número 100.

Considerada um dos principais compromissos de campanha da atual gestão, a nova UPA 24h terá um valor licitado de obra de aproximadamente R$ 13 milhões. As obras terão início nesta quarta-feira (22), com prazo de execução de 18 meses e previsão de entrega para março de 2027.

A unidade será instalada em um terreno de 1.308,60 m² e terá uma área construída de 1.836,79 m². A UPA será dividida em seis grandes ambientes:

– Recepção

– Atendimento infantil

– Atendimento adulto

– Área de emergência (com 17 leitos)

– Salas de exames (raio-x, eletrocardiograma e coleta de sangue)

– Espaços administrativos e técnicos

A UPA Santa Lídia irá se juntar às unidades Barão, Zaira, Magini e Vila Assis Brasil. A escolha do local foi resultado de estudos técnicos, mapeamento de demanda e diálogo com a comunidade, e o anúncio oficial foi feito em outubro de 2023, durante a visita da então ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

Parcerias com o Governo Federal
Além da quinta UPA, a parceria com o governo federal renderá ao município outros investimentos significativos na área da saúde, como:

– Construção da Policlínica da Vila Assis e da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Elizabeth.

– Reformas das quatro UPAs existentes e revitalizações de outras UBSs.

O município também já havia sido contemplado com novos aportes no segundo semestre, incluindo quatro ambulâncias para renovação da frota do SAMU e equipamentos modernos (como bisturis elétricos e desfibriladores) para reforçar a atenção primária e os serviços de urgência e emergência, além de tecnologia para a implementação do sistema de telessaúde.

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *