GOVERNO DE SP AMPLIA REDE DE PROTEÇÃO 24H ÀS MULHERES E INICIA MOVIMENTO “SP POR TODAS”
O Governo de São Paulo reforçou a rede de proteção e combate à violência doméstica em 2025, com a ampliação de serviços especializados e aumento da produtividade policial. Foram inauguradas 16 novas Salas DDM 24h neste ano, estendendo o atendimento especializado para todas as regiões do estado.
Essas Salas DDM 24h complementam as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), sendo instaladas dentro de delegacias comuns que funcionam 24 horas. O atendimento é feito por videoconferência por uma policial especializada, garantindo acolhimento e o registro imediato da denúncia, incluindo o pedido de medida protetiva de urgência.
Atualmente, o estado conta com 142 Delegacias de Defesa da Mulher (18 delas com atendimento 24h) e 170 Salas DDM 24h em funcionamento.
A ampliação da rede contribuiu diretamente para que mais mulheres procurassem ajuda, resultando em um aumento nos indicadores de segurança:
Pedidos de Medidas Protetivas: Houve um aumento de 41,2% de pedidos ajuizados pela Polícia Civil em 2024 (cerca de 140 mil) em comparação com 2023 (cerca de 99 mil). De janeiro a setembro de 2025, o aumento foi de 21,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Boletins de Ocorrência: O registro de BOs contra violência doméstica cresceu 11% de janeiro a setembro de 2025, totalizando mais de 183 mil ocorrências.
Início do “SP Por Todas: 21 Dias por Elas”
Em alinhamento com a iniciativa global “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (ONU Mulheres), o Governo de São Paulo deu início, nesta quinta-feira (20/11), ao movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas”.
A programação, que vai do Dia da Consciência Negra (20/11) ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), promove serviços e ações de conscientização para prevenir e combater a violência, e ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado, como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira.
O Governo de SP mantém outros serviços ágeis para auxiliar as vítimas:
App SP Mulher Segura: Permite o registro de boletins de ocorrência 24h e possui um botão do pânico para mulheres com medidas protetivas acionarem a polícia imediatamente.
Cabine Lilás: Serviço operado no Copom (Centro de Operações da PM) com policiais femininas especializadas. Garante transporte gratuito e seguro por meio do app 99 para unidades de apoio, como DDM e IML.
Foto: Divulgação/Agência SP.

