SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: SÃO BERNARDO REALIZA MAIS DE 63 MIL AVALIAÇÕES ODONTOLÓGICAS EM 2025

SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: SÃO BERNARDO REALIZA MAIS DE 63 MIL AVALIAÇÕES ODONTOLÓGICAS EM 2025
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, realizou um trabalho de prevenção e tratamento dentário diretamente nas escolas ao longo de 2025. A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), que oferece avaliação bucal, nutricional e atualização da carteira vacinal.

Balanço: Foram realizadas avaliações odontológicas em 63.624 crianças da educação infantil ao ensino fundamental.

Tratamentos: Desse total, 1.323 estudantes receberam o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) nas próprias unidades escolares, resultando em 1.748 dentes obturados.

A diretora da Seção de Saúde Bucal, Samira Balbo, explicou que o ART é um método indolor e menos invasivo. Ele consiste na remoção da cárie e restauração com cimento de ionômero de vidro (CIV).

“É um tratamento totalmente indolor, sem o uso do motorzinho que costuma assustar as crianças. E, por ser realizado na escola, num ambiente que elas já conhecem, tudo contribui para que o momento seja tranquilo,” detalhou.

O atendimento na escola tem sido bem recebido pelas crianças, reduzindo o medo comum do consultório. A diretora da EMEB Anita Magrini, Fernanda Abud, destacou a importância da parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, afirmando que ter as equipes de saúde dentro da escola é fundamental para atender as crianças cujas famílias, por diversos motivos, não conseguem levá-las a consultas.

O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, reforçou que o atendimento na escola previne o agravamento das lesões de cárie, evita intervenções mais invasivas e naturaliza o hábito de consultar o dentista, revertendo em qualidade de vida para a população.

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *