POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ESQUEMA DE VENDA DE INGRESSOS FALSOS PARA SHOW DO IRON MAIDEN
A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (15), uma operação para desarticular uma associação criminosa envolvida na venda de ingressos falsos para o show da banda britânica Iron Maiden. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Tatuapé, na zona leste da capital, e em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A investigação foi conduzida pelo 42º Distrito Policial (Parque São Lucas) e teve início em dezembro, após uma vítima procurar a delegacia relatando ter pago R$ 690, via Pix, por um ingresso que nunca recebeu. Ao tentar contato com a plataforma oficial de vendas, o comprador descobriu que havia acessado um site falso, visualmente muito semelhante ao original.
Durante as apurações, os policiais identificaram que o valor pago foi direcionado a uma empresa intermediadora de pagamentos, que não realizou o bloqueio ou estorno mesmo após ser informada da fraude. As diligências apontaram ainda a existência de empresas criadas recentemente, com alterações societárias suspeitas e histórico de reclamações relacionadas a golpes semelhantes.
Segundo o delegado titular do 42º DP, Alexandre Bento, os sites falsos costumam reproduzir quase integralmente o visual das páginas oficiais, com pequenas alterações no endereço eletrônico. “É fundamental que o consumidor fique atento à grafia do site, pois nesses detalhes é possível identificar a fraude”, alertou.
Batizada de Operação Fear of the Pix, em referência a um álbum da banda lançado em 1992, a ação resultou na apreensão de 13 relógios, três veículos de luxo, R$ 11 mil em dinheiro, seis computadores e diversos documentos, que agora passam por análise investigativa.
O caso foi registrado como associação criminosa para a prática de estelionato eletrônico, e as investigações seguem para identificação de outros envolvidos.
Foto: Divulgação/Governo de SP

