PROGRAMA “GRAFITANDO SBC” LEVA ARTE URBANA A MUROS DA CIDADE E COMBATE A PICHAÇÃO

PROGRAMA “GRAFITANDO SBC” LEVA ARTE URBANA A MUROS DA CIDADE E COMBATE A PICHAÇÃO

Dar mais cor, vida e identidade aos espaços urbanos de São Bernardo do Campo é o objetivo do Programa “Grafitando SBC”, lançado nesta terça-feira (20/1) pelo prefeito Marcelo Lima. A iniciativa da Prefeitura busca transformar muros e áreas ociosas do município em galerias de arte a céu aberto, ao mesmo tempo em que atua no combate à pichação ilegal.

O programa contará com uma van padronizada, que irá percorrer diferentes regiões da cidade, levando intervenções artísticas realizadas pelos grafiteiros Val Ruah Magalhães e Denilson Augusto (Denão), com apoio de colaboradores que já atuavam em ações de zeladoria, como pintura urbana. A proposta integra arte, urbanismo e valorização do espaço público.

A ação se soma a outras iniciativas da Prefeitura voltadas ao embelezamento da cidade e ao fortalecimento do senso de pertencimento da população, como o Programa “Cidade Linda de Viver”, que desde 2025 vem promovendo plantio e replantio de árvores — já são 2.120 unidades — e o cultivo de 110 mil mudas de flores da espécie SunPatiens, resistentes e de fácil manutenção.

PRIMEIRA OBRA HOMENAGEIA IMIGRAÇÃO JAPONESA

O lançamento do Grafitando SBC aconteceu na Avenida João Firmino, sob o Viaduto Luiz Martins de Oliveira, no Km 22 da Rodovia Anchieta. No local, os grafiteiros iniciaram um trabalho em homenagem à imigração japonesa, que completa 118 anos em 2026.

No sentido Centro–bairro, o mural retrata o navio Kasato Maru, responsável por trazer os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Já no sentido bairro–Centro, as pinturas ilustram cenas marcantes da imigração, como a chegada ao Porto de Santos, a passagem por hospedarias na Capital e atividades exercidas ao longo dos anos no Estado, como lavoura, criação de aves, olaria e indústria.

Durante o lançamento, o prefeito Marcelo Lima destacou que o programa alia valorização cultural e zeladoria urbana. “Esse programa se junta ao Cidade Linda de Viver e a outras ações para usar os espaços urbanos e deixar São Bernardo mais bonita, colorida e feliz, além de combater a pichação. Não vamos tolerar pichação, que tem multa pesada, mas o grafite será incentivado e ampliado. Inclusive, vamos incentivar essa arte com cursos para jovens da cidade”, afirmou.

ARTE, CULTURA E IDENTIDADE


O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Bortoletto, explicou que o programa nasceu da necessidade de enfrentar a pichação de forma criativa e positiva. “O prefeito pediu que encontrássemos uma forma de combater a pichação e, ao mesmo tempo, deixar a cidade mais bonita. A ideia foi valorizar o trabalho de artistas da cidade que já atuam com arte urbana”, disse.

O secretário executivo de Programas Governamentais, Hiroyuki Minami, colaborou com a curadoria das imagens da homenagem à imigração japonesa. Para ele, o Grafitando SBC vai transformar visual e culturalmente a cidade, substituindo pichações por arte.

Já o grafiteiro Val Ruah Magalhães, morador do Riacho Grande e com mais de 15 anos de atuação na arte urbana, elogiou a iniciativa. “É uma atitude muito nobre da Prefeitura valorizar a arte de rua, que transforma lugares com cores e imagens que contam histórias da comunidade, do bairro e da cidade. Com esse programa, o grafite ganha ainda mais espaço em São Bernardo”, destacou.

A secretária municipal de Cultura, Samara Dinis, ressaltou que o município passou a reconhecer oficialmente o grafite como manifestação artística e cultural após ajustes no Código de Posturas. “O grafite deixou claro que não é crime. Essa conquista valoriza os artistas, qualifica a ocupação dos espaços públicos e fortalece a cultura urbana local”, afirmou.

Com o Grafitando SBC, a Prefeitura de São Bernardo reforça o compromisso com uma cidade mais bonita, sustentável, acolhedora e culturalmente viva, utilizando a arte urbana como instrumento de transformação e identidade.

Fotos: Igor Coltrim/ PMSBC

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *