PASSAGEIROS DA CPTM PODERÃO SE VACINAR CONTRA O SARAMPO EM SETE ESTAÇÕES A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
A partir desta segunda-feira (26), passageiros da CPTM poderão se vacinar contra o sarampo (SCR) em sete estações da malha ferroviária. As doses estarão disponíveis gratuitamente para pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não se vacinaram ou que estejam com o esquema vacinal incompleto.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso à imunização, levando profissionais de saúde diretamente às estações para que os usuários aproveitem o deslocamento diário para se vacinar. A estratégia busca ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção da população contra a doença.
Equipes do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, parceira da ação, estarão nos locais aplicando as doses de forma rápida e segura, além de orientar o público e conferir as cadernetas de vacinação.
Manter o esquema vacinal em dia é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva, especialmente de pessoas que não podem ser imunizadas, como indivíduos com sistema imunológico comprometido ou alergia a componentes das vacinas. A vacinação também é uma das principais medidas para prevenir surtos e epidemias de doenças imunopreveníveis.
Quem deve se vacinar contra o sarampo:
Crianças: a vacinação integra o Calendário Nacional. A primeira dose é aplicada aos 12 meses (tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda aos 15 meses (tetra viral – sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Pessoas de 5 a 29 anos: devem tomar duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias. Quem comprovar duas doses da tríplice viral é considerado vacinado.
Pessoas de 30 a 59 anos: devem tomar uma dose. Quem comprovar uma dose da tríplice viral é considerado vacinado.
Trabalhadores da saúde: devem receber duas doses da tríplice viral, independentemente da idade, conforme situação vacinal.
A imunização é gratuita e, para receber a vacina, basta apresentar documento de identificação com foto.
Confira datas, locais e horários
Segunda-feira (26/01) – das 8h às 17h
Estações Itaim Paulista, Jardim Romano e São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) e Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e Expresso Aeroporto)
Terça-feira (27/01) – das 8h às 17h
Estações Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e Expresso Aeroporto), Comendador Ermelino (Linha 12-Safira) e Guaianases (Linha 11-Coral)
Quarta-feira (28/01)
– Das 8h às 17h: Brás, Itaim Paulista, Jardim Romano e São Miguel Paulista
– Das 8h às 16h: Palmeiras-Barra Funda (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e Expresso Aeroporto)
Quinta-feira (29/01) – das 8h às 17h
Estações Brás, Comendador Ermelino e Guaianases
Sexta-feira (30/01)
– Das 8h às 17h: Brás, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Jardim Romano
– Das 8h às 16h: Palmeiras-Barra Funda

