GOVERNO DE SP INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E FEBRE AMARELA EM TRÊS REGIÕES DO ESTADO

GOVERNO DE SP INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E FEBRE AMARELA EM TRÊS REGIÕES DO ESTADO

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP intensifica, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, a vacinação contra o sarampo e a febre amarela nas regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e Região Metropolitana de Campinas. A mobilização inclui o Dia D de vacinação, nos dias 7 ou 8 de fevereiro, com foco na ampliação da cobertura vacinal e na atualização da caderneta da população.

A estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais de saúde, além da vacina contra a febre amarela, respeitando os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária, incluindo pessoas vacinadas com dose fracionada em 2018, durante campanhas emergenciais.

“A intensificação da vacinação é uma medida essencial para proteger a população e evitar a reintrodução de doenças já controladas. Manter a caderneta atualizada é um ato de cuidado individual e coletivo”, afirma Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES-SP.

Além das unidades de saúde, desde 12 de janeiro a SES-SP ampliou a oferta das vacinas por meio de estratégias extramuros, em locais de grande circulação, como estações de metrô e trem, terminais de ônibus e centros comerciais, facilitando o acesso à imunização, especialmente de adolescentes e adultos com esquema vacinal incompleto.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a ação ocorre em municípios como Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, entre outros. A capital paulista iniciou a estratégia em 12 de janeiro.

Na Região Metropolitana de Campinas participam cidades como Campinas, Americana, Hortolândia, Sumaré, Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba. Já na Baixada Santista, a intensificação acontece em Santos, Praia Grande, Guarujá, São Vicente, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

A campanha é voltada principalmente a pessoas que vivem, trabalham ou circulam por áreas com grande fluxo populacional ou registro de transmissão das doenças. A recomendação é buscar a atualização da caderneta de vacinação nas unidades de saúde dos municípios participantes.

No ano passado, o estado registrou dois casos importados de sarampo. Em relação à febre amarela, em 2025 já foram confirmados 57 casos, com 34 óbitos.

A Secretaria reforça que manter a vacinação em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva, reduzindo o risco de surtos e protegendo também pessoas que não podem ser imunizadas.

Mais informações estão disponíveis no portal “Vacina 100 Dúvidas”, criado pelo Governo de São Paulo: www.vacina100duvidas.sp.gov.br

Foto: Divulgação/Governo de SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *