UBSs DE SÃO BERNARDO PROMOVEM AÇÕES EDUCATIVAS NA SEMANA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Até o dia 6 de fevereiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo do Campo realizam uma série de atividades em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data foi instituída pela Lei Federal nº 13.798/2019 e ocorre anualmente na primeira semana de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações e promover medidas preventivas e educativas voltadas à redução da incidência de gravidez entre adolescentes.
Ao longo do período, as unidades promovem rodas de conversa, palestras, apresentações de filmes educativos e ações externas em escolas estaduais, ampliando o acesso dos jovens a orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. As atividades têm foco no planejamento reprodutivo, na prevenção da gravidez não intencional e no fortalecimento da autonomia e do cuidado integral da população adolescente.
“Nas unidades de saúde de São Bernardo serão realizadas rodas de conversa, palestras e apresentação de filmes, sempre como forma de promover ações educativas, de orientação e de ampliação do acesso aos serviços voltados à população adolescente, com foco no planejamento reprodutivo, na prevenção da gravidez não intencional e no fortalecimento da autonomia e do cuidado integral”, explica Maria Luiza Sobral, do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde.
Segundo a profissional, a gravidez na adolescência representa um relevante problema de saúde pública, por estar associada a maiores riscos clínicos, impactos psicossociais, evasão escolar e redução de oportunidades futuras, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
“Educação sexual integral e permanente, ampliação do acesso a métodos contraceptivos eficazes, incluindo preservativos e métodos de longa duração, como DIU e implantes, qualificação do acolhimento e do atendimento confidencial aos adolescentes nas UBSs, ações intersetoriais com educação, assistência social e comunidade e fortalecimento do vínculo dos adolescentes com a rede de proteção social estão entre as medidas que podem ser desenvolvidas no âmbito da Atenção Básica”, complementa.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, destaca que a Atenção Básica é a porta de entrada do SUS e que ações de educação em saúde têm impacto direto nos indicadores epidemiológicos. “O adolescente bem informado vai ter mais condições de se proteger, de planejar a sua vida adulta e fazer escolhas conscientes”, afirma.
A programação completa das atividades está disponível nas UBSs participantes. Os endereços das unidades podem ser consultados em https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/
.
As ações ocorrem entre os dias 2 e 6 de fevereiro, com orientações em salas de espera, palestras sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, além de atividades externas em escolas estaduais. Há ainda programação complementar no dia 10 de fevereiro, com palestra na UBS Demarchi.
Fotos: Divulgação/PMSBC

