PROGRAMA PRONTOS PRO MUNDO INICIA EMBARQUES DE 2026 COM A IRLANDA COMO NOVO DESTINO

PROGRAMA PRONTOS PRO MUNDO INICIA EMBARQUES DE 2026 COM A IRLANDA COMO NOVO DESTINO
Foto: Marco Ankosqui

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deu início, na última sexta-feira (2), aos embarques da temporada 2026 do programa Prontos pro Mundo. A iniciativa do Governo do Estado levará, anualmente, 1.000 estudantes da rede estadual para um intercâmbio de três meses em países de língua inglesa.

Pela primeira vez, o programa incluiu a Irlanda em sua lista de destinos, somando-se à Austrália, Canadá e Nova Zelândia. O intercâmbio é totalmente custeado pelo Estado, cobrindo despesas com passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas e uma bolsa-auxílio para gastos pessoais.

Experiências de Imersão Cultural

No primeiro grupo de 2026, 46 jovens já embarcaram rumo ao território irlandês. Entre os destaques estão:

Cloves Maciel Batista (16 anos): Natural de Juquiá, no Vale do Ribeira, o estudante terá como destino a Ilha Achill. Ele comparou o cenário rural da ilha com sua cidade natal, destacando a importância da dedicação aos estudos para conquistar a vaga.

Lorena da Silva Oliveira (16 anos): Moradora da capital paulista e aluna da E.E. João Amos Comenius, Lorena embarcou para a cidade de Cavan. A viagem tem um significado especial para a família, já que seu pai, Fabiano, também realizou um intercâmbio na juventude e agora vê a filha expandir esses horizontes.

Como Funciona o Prontos pro Mundo

O programa oferece suporte completo às famílias, desde a organização documental até o retorno dos alunos ao Brasil. Durante os 90 dias de permanência no exterior, os estudantes:

– Ficam hospedados em famílias anfitriãs locais.
– São matriculados em high schools (escolas de Ensino Médio) para vivência acadêmica.
– Recebem acompanhamento para imersão cultural e linguística total.

Processo de Seleção: A jornada começa no 9º ano do Ensino Fundamental, baseada no desempenho dos alunos no Saresp. Os selecionados passam por um curso de inglês intensivo na 1ª série do Ensino Médio antes de concorrerem efetivamente às vagas de intercâmbio.

Foto: Marco Ankosqui/Governo de SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *