TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA: MURALHA PAULISTA PROVOCA QUEDA EXPRESSIVA DE CRIME EM SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA: MURALHA PAULISTA PROVOCA QUEDA EXPRESSIVA DE CRIME EM SANTO ANDRÉ

A implantação do Programa Muralha Paulista em Santo André, em setembro, já está gerando um impacto direto e significativo na segurança pública. Os dados de outubro de 2025 mostram uma redução notável nos indicadores criminais em comparação com o mesmo mês do ano anterior, antes da tecnologia ser integrada ao município.

Os resultados demonstram a eficácia do monitoramento integrado:

Roubos de Veículos: Redução de 49%, passando de 102 para 52 casos, o que representa o menor número em 25 anos.

Furtos de Veículos: Queda de 37,3%, com o número de registros diminuindo de 466 para 292.

Roubos em Geral: Diminuição de 16,8% (de 542 para 451 ocorrências).

Furtos em Geral: Queda de 7,3% (de 831 para 770 notificações).

Houve um aumento de 40,2% no número de prisões e apreensões, totalizando 171 infratores capturados no mês.

O delegado Maurício César Calado Homem, assistente da Seccional de Santo André, afirmou que o impacto do projeto é percebido pela população, que sente maior segurança com a integração aos sistemas policiais.

A cidade de Santo André conta agora com mais de 63 mil câmeras ativas integradas ao sistema Muralha Paulista. Essa tecnologia potencializa o trabalho policial ao utilizar ferramentas como leitura automática de placas de veículos e reconhecimento facial, que ajudam a identificar padrões, localizar criminosos e veículos roubados ou furtados.

O Capitão Elton de Jesus Silva, coordenador operacional do 10º Batalhão, ressaltou que o sistema elevou a eficiência do policiamento. Os agentes recebem alertas em tempo real sobre foragidos da Justiça ou veículos com restrição criminal, permitindo uma ação mais estratégica e uma redução no tempo de resposta operacional.

O Programa Muralha Paulista, criado pela Secretaria da Segurança Pública de SP, está em fase de expansão e permite o cadastramento voluntário de câmeras privadas (de pessoas físicas e jurídicas) voltadas para a via pública. Essa iniciativa amplia o alcance das informações analisadas, sendo o cadastro realizado pelo Portal da Segurança do Muralha Paulista e validado pela Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), sempre em conformidade com a LGPD.

Atualmente, 61% da população paulista está coberta pelo Muralha Paulista, com a meta de integrar todos os municípios interessados até o final de 2025.

Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *