SANTO ANDRÉ CRIA NÚCLEO ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

SANTO ANDRÉ CRIA NÚCLEO ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Um novo marco na gestão de políticas públicas de Santo André foi lançado na manhã desta terça-feira (27). A administração municipal passa a contar com o Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres, criado para planejar, coordenar, articular, monitorar e promover a equidade de gênero na cidade.

O órgão, de caráter permanente, consultivo e deliberativo, está vinculado diretamente ao gabinete da vice-prefeita Silvana Medeiros e foi formalizado pelo Decreto Municipal nº 18.497, de 14 de novembro de 2025.

“Realizar um trabalho deste, com mulheres tão engajadas, é algo que nasceu no meu coração desde a campanha, antes de me tornar vice-prefeita. Agora, juntas, temos a missão primordial, por meio de um planejamento centralizado, de assegurar a equidade de gênero e proteger os direitos das mulheres”, afirmou Silvana Medeiros. “Cuidar das mulheres é cuidar das famílias”, completou, durante cerimônia realizada no Salão Burle Marx.

Entre os objetivos estratégicos da iniciativa estão atuar pela eliminação e combate a todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, firmar parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos e realizar campanhas educativas sobre direitos das mulheres e enfrentamento à violência.

“Este núcleo vem com autonomia e uma política central que vai além do institucional. Santo André se transformou muito nos últimos anos, mas temos a certeza de que podemos plantar um futuro ainda melhor com consciência social, políticas públicas de qualidade e a participação de mulheres que representam diversos setores da Prefeitura”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.

A deputada estadual Ana Carolina Serra participou do lançamento e elogiou a criação do Núcleo. “O Brasil está enfrentando crimes brutais contra mulheres, enquanto Santo André escolheu a prevenção, o acolhimento e o reforço de políticas públicas para que as mulheres não se sintam sozinhas e tenham justiça social”, afirmou.

O Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres será responsável pelo acompanhamento das políticas públicas voltadas ao público feminino promovidas pelos diversos setores da administração municipal, incluindo secretarias, conselhos, universidades e sociedade civil.

Cada departamento terá um representante responsável pela articulação e comunicação com o órgão, compartilhando informações sobre projetos, ações e eventos relacionados à temática. Entre os temas previstos estão liderança feminina, participação política, saúde da mulher, empreendedorismo feminino e violência de gênero.

Também integra os objetivos estratégicos da iniciativa a implementação de um banco de dados com indicadores de gênero, que servirá de base para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas.

Foto: Eduardo Merlino/PSA

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *