SANTO ANDRÉ CRIA NÚCLEO ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Um novo marco na gestão de políticas públicas de Santo André foi lançado na manhã desta terça-feira (27). A administração municipal passa a contar com o Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres, criado para planejar, coordenar, articular, monitorar e promover a equidade de gênero na cidade.
O órgão, de caráter permanente, consultivo e deliberativo, está vinculado diretamente ao gabinete da vice-prefeita Silvana Medeiros e foi formalizado pelo Decreto Municipal nº 18.497, de 14 de novembro de 2025.
“Realizar um trabalho deste, com mulheres tão engajadas, é algo que nasceu no meu coração desde a campanha, antes de me tornar vice-prefeita. Agora, juntas, temos a missão primordial, por meio de um planejamento centralizado, de assegurar a equidade de gênero e proteger os direitos das mulheres”, afirmou Silvana Medeiros. “Cuidar das mulheres é cuidar das famílias”, completou, durante cerimônia realizada no Salão Burle Marx.
Entre os objetivos estratégicos da iniciativa estão atuar pela eliminação e combate a todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, firmar parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos e realizar campanhas educativas sobre direitos das mulheres e enfrentamento à violência.
“Este núcleo vem com autonomia e uma política central que vai além do institucional. Santo André se transformou muito nos últimos anos, mas temos a certeza de que podemos plantar um futuro ainda melhor com consciência social, políticas públicas de qualidade e a participação de mulheres que representam diversos setores da Prefeitura”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.
A deputada estadual Ana Carolina Serra participou do lançamento e elogiou a criação do Núcleo. “O Brasil está enfrentando crimes brutais contra mulheres, enquanto Santo André escolheu a prevenção, o acolhimento e o reforço de políticas públicas para que as mulheres não se sintam sozinhas e tenham justiça social”, afirmou.
O Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres será responsável pelo acompanhamento das políticas públicas voltadas ao público feminino promovidas pelos diversos setores da administração municipal, incluindo secretarias, conselhos, universidades e sociedade civil.
Cada departamento terá um representante responsável pela articulação e comunicação com o órgão, compartilhando informações sobre projetos, ações e eventos relacionados à temática. Entre os temas previstos estão liderança feminina, participação política, saúde da mulher, empreendedorismo feminino e violência de gênero.
Também integra os objetivos estratégicos da iniciativa a implementação de um banco de dados com indicadores de gênero, que servirá de base para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas.
Foto: Eduardo Merlino/PSA

