SANTO ANDRÉ INTENSIFICA MANUTENÇÕES E OBRAS EM ESCOLAS ANTES DA VOLTA ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL

SANTO ANDRÉ INTENSIFICA MANUTENÇÕES E OBRAS EM ESCOLAS ANTES DA VOLTA ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL

As aulas na rede municipal de ensino de Santo André retornam na próxima segunda-feira (9). Aproveitando o período que antecede o regresso dos estudantes, profissionais das secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e de Educação estão realizando desde pequenas manutenções até obras mais complexas nas unidades de ensino do município.

Entre creches, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e centros públicos de formação profissional, Santo André conta com 120 equipamentos que integram a rede municipal. Todas as unidades passam por procedimentos de manutenção, desde ações mais simples até intervenções estruturais.

“Estamos aproveitando o período de férias para intensificar as manutenções e obras nas nossas escolas, garantindo que alunos, professores e equipes retornem no dia 9 de fevereiro com mais conforto, segurança e estrutura adequada. Esse cuidado com a rede municipal mostra o compromisso de Santo André com a educação e com a qualidade dos espaços onde nossas crianças aprendem e se desenvolvem”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.

Atualmente, 14 equipamentos passam por obras de revitalização, sendo 11 deles escolas que anteriormente pertenciam à rede estadual e foram municipalizadas. Além disso, estão sendo realizadas intervenções em playgrounds de duas unidades, bem como adequações em outras duas. De forma geral, todos os equipamentos recebem, ao menos, limpeza de reservatórios e filtros de água, além de serviços de desinsetização.

Segundo o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira, parte das reformas ocorre durante o período letivo, mas as férias permitem intensificar os trabalhos em áreas mais sensíveis. “Durante o período letivo a gente tenta fazer reformas que são possíveis em corredores, partes externas e algumas salas de aula que podem ser desocupadas. Já nas férias intensificamos as intervenções nessas áreas, para que quando alunos, professores e demais profissionais retornem às aulas, encontrem a escola em bom estado de conservação”, explicou.

O secretário de Educação, Pedrinho Botaro, ressaltou que as ações contemplam todo o ecossistema escolar, indo além da infraestrutura física. Ele também destacou que os investimentos na educação andreense abrangem diferentes frentes.

“Reforçamos o diálogo e o acolhimento aos servidores e às famílias, com foco na manutenção preventiva e na eficiência da volta às aulas, garantindo que todas as unidades estejam prontas para receber estudantes e educadores. Investimos em infraestrutura e projetos pedagógicos, valorizamos nossos profissionais e colocamos estudantes e famílias no centro das decisões, assegurando oportunidades que vão além da sala de aula, com uma gestão moderna, eficiente e comprometida, baseada em escuta, diagnóstico, planejamento e monitoramento”, afirmou.

Imagem: Alex Cavanha/PSA

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *