APLICATIVO SP MULHER SEGURA REFORÇA REDE DE PROTEÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Governo de São Paulo lançou o SP Mulher Segura, aplicativo gratuito que facilita o pedido de ajuda e o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública, integra a rede de proteção à mulher e ganha destaque durante a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
FUNCIONALIDADES
O app permite o registro de boletins de ocorrência 24 horas por dia, sem a necessidade de a vítima sair de casa. Outro diferencial é o botão do pânico, exclusivo para mulheres que possuem medidas protetivas, acionando imediatamente a Polícia Militar por geolocalização.
Se o agressor estiver sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, o sistema cruza os dados por georreferenciamento e, em caso de aproximação, o Copom (Centro de Operações da PM) é notificado para envio de viatura.
“É uma forma facilitada de solicitar a viatura. A equipe mais próxima vai ao local e a Cabine Lilás faz contato com a vítima e auxilia na abordagem”, explica a cabo Semíramis, da PM.
AUMENTO NOS PEDIDOS DE MEDIDAS PROTETIVAS
De janeiro a julho de 2025, foram ajuizados 67.990 pedidos de medidas protetivas em São Paulo, um crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2024.
CABINE LILÁS
O atendimento é reforçado pela Cabine Lilás, serviço especializado da Polícia Militar que funciona dentro do Copom. Ele está presente na capital, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Bauru, Campinas e Sorocaba, oferecendo suporte direto às vítimas.
Em um caso registrado em junho, em Jarinu, uma mulher ameaçada por um ex-companheiro conseguiu registrar boletim de ocorrência remotamente após orientação de uma policial da Cabine Lilás, que também a auxiliou no uso do aplicativo.
COMO FUNCIONA O ACESSO
O login é feito com a conta gov.br, o que permite identificar a existência de medidas protetivas. O aplicativo também reúne informações sobre acolhimento e links úteis para órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público e Secretaria de Políticas para a Mulher, além do protocolo “Não se Cale” e o Portal da Mulher Paulista.
POLÍTICAS PÚBLICAS
O SP Mulher Segura integra o movimento SP por Todas, iniciativa do Governo de São Paulo que fortalece políticas públicas voltadas às mulheres. Além do app, o programa prevê a criação de novas Delegacias da Mulher 24 horas e ações para ampliar acolhimento e autonomia profissional e financeira.
Mais informações: www.spportodas.sp.gov.br
Imagem: Divulgação/ Agência SP