BALEIA-JUBARTE É RESGATADA PELA SEGUNDA VEZ EM UBATUBA APÓS NOVO ENREDAMENTO EM REDE DE PESCA

Caso reforça a importância de equipes treinadas para o resgate seguro de grandes cetáceos.
Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi resgatada na manhã desta quarta-feira (17), após ficar presa em uma rede de pesca nas proximidades da Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
A equipe de desemalhe do Instituto Argonauta recebeu o alerta por volta das 9h40, e logo em seguida já estava no local iniciando os procedimentos de abordagem. Ao chegar ao local a equipe, composta pelos biólogos Beto Chagas, Danilo Camba, Carlos Vinicius Sarde e Felipe Domingos, percebeu que se tratava do mesmo indivíduo que já havia sido libertado em uma operação anterior, realizada em 30 de junho.
A bordo do bote de ataque, fizeram as imagens necessárias para avaliar o grau de enredamento. A rede, ancorada por poitas, envolvia a cabeça da baleia, com extremidades estendidas para ambos os lados. Apesar de conseguir mergulhar e retornar à superfície para respirar, o animal permanecia preso na mesma área.
Com a boa visibilidade da água, foi possível localizar a rede a cerca de 7 metros de profundidade. Com os procedimentos precisos conseguiram efetuar os cortes que permitiram que a baleia se movimentasse e se desvencilhasse da rede, encerrando mais uma operação de resgate bem-sucedida.
“Essa ação não é apenas sobre salvar um indivíduo, mas também sobre alertar para que tenhamos uma convivência mais saudável com o oceano. Que este resgate inspire mais pessoas a cuidar de nossos mares e da vida marinha”, ressalta Danilo Camba, da equipe do Instituto Argonauta.
A ação seguiu protocolos internacionais de segurança e desenredamento, desenvolvidos pelo Center for Coastal Studies (EUA) e adaptados ao contexto brasileiro por meio de treinamentos promovidos pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CMA/ICMBio) e pelo IBAMA.
A equipe do Instituto Argonauta é composta por profissionais capacitados de acordo com a Portaria Conjunta MMA/IBAMA/ICMBio nº 3, de 8 de janeiro de 2024, que regulamenta oficialmente as ações de desenredamento de grandes cetáceos no Brasil. As operações são realizadas por duplas operacionais, com apoio logístico em terra e em embarcações de suporte. O Instituto Argonauta, responsável por essas ações de resgate e conservação marinha, é uma organização fundada pelo Aquário de Ubatuba, referência em educação ambiental e preservação da vida marinha no litoral norte paulista, e desenvolvem em parceria, entre outras ações, o Projeto de Avistagem e Monitoramento de Mamíferos Marinhos Argonauta.
Importante: em casos de baleias enredadas ou em situação de risco, a recomendação é não intervir. Mantenha distância, evite cercar o animal com embarcações e acione imediatamente as autoridades ambientais ou o Instituto Argonauta.
📞 Canais de contato do Instituto Argonauta:
(12) 3833-4863 | (12) 3834-1382 | (12) 99785-3615
Imprensa: As imagens em alta resolução estão disponíveis neste link para uso da imprensa. Solicitamos a gentileza de creditar ao Instituto Argonauta.
Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi criado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba (@aquariodeubatubaoficial) e, em 2024, foi reconhecido como entidade de Utilidade Pública Municipal. Com a missão de promover a conservação do meio ambiente, com foco nos ecossistemas costeiros e marinhos, o Instituto atua no desenvolvimento e apoio a projetos de pesquisa, resgate e reabilitação de fauna marinha, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras iniciativas. Essas ações reforçam o compromisso do Instituto em preservar a biodiversidade e sensibilizar a sociedade para a importância da proteção dos oceanos.
Seja um Argonauta!
Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067, Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 ou 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes. A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.
Assessoria de Imprensa
Luanna Chaves
Jornalista
(12) 12 99626-6922