BUTANTAN E FIOCRUZ RECEBEM ENCONTRO INTERNACIONAL DE FABRICANTES DE VACINAS

A 25ª Assembleia Geral Anual da DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network) começou hoje (16) em São Paulo, reunindo mais de 40 fabricantes de vacinas de 15 países em desenvolvimento. O evento, sediado no Hotel Grand Hyatt, é organizado pelo Instituto Butantan, em parceria com a Bio-Manguinhos/Fiocruz, e segue até sexta-feira (18).
O DCVMN é uma aliança global de fabricantes de vacinas de países de baixa e média renda, que promove o desenvolvimento de imunizantes acessíveis. Entre os membros estão instituições renomadas como o Institut Pasteur of Dakar (Senegal) e o Serum Institute of India. O objetivo do evento é debater estratégias para ampliar o acesso a vacinas seguras e eficazes por meio de pesquisas inovadoras, compartilhamento de tecnologias e capacitação profissional.
A assembleia também facilita a cooperação entre os países, permitindo que as instituições compartilhem avanços tecnológicos, aprimorem processos de fabricação e realizem parcerias para o desenvolvimento de vacinas. O foco está em garantir que as populações de países em desenvolvimento tenham acesso a imunizantes essenciais para a saúde pública.
O diretor executivo da Fundação Butantan, Saulo Simoni Nacif, destacou a importância de sediar o evento: “Estamos empenhados em internacionalizar o Butantan e diversificar os produtos oferecidos não apenas ao Brasil, mas para diversos outros países. Sediar um evento internacional desse porte garante trocas importantes e visibilidade no cenário mundial de produção e desenvolvimento de vacinas”.
Além dos fabricantes, a assembleia conta com a participação de importantes órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O encontro reforça a importância da colaboração global para a segurança e a equidade no acesso a vacinas. Em 2023, o evento foi realizado na África do Sul.