CIDADES DO ALTO TIETÊ SERÃO INTERLIGADAS POR TRENS COM CONCESSÃO DA LINHA 12-SAFIRA

As cidades do Alto Tietê serão beneficiadas com uma série de investimentos em trens metropolitanos devido à concessão da Linha 12-Safira. A estação Itaquaquecetuba será reconstruída, e outras seis estações passarão por reformas. Haverá ainda a expansão do serviço de Calmon Viana até Suzano, conectando o ramal à Linha 11-Coral. Os investimentos totalizam R$ 2,5 bilhões e fazem parte da concessão do Lote Alto Tietê.
Na direção de São Paulo, serão construídas duas novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, que serão integradas à Linha 13-Jade. Outro benefício com a concessão será a redução do intervalo entre os trens. Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), explicou que, durante os horários de pico, o intervalo médio entre os trens passará de 5 para 3 minutos, equiparando o serviço ao nível do metrô.
Concessão de Trens Metropolitanos em São Paulo
O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) qualificou as linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos para serem concedidas à iniciativa privada. O projeto inclui a extensão da Linha 13-Jade até Parque da Mooca e Bonsucesso, a construção de dez novas estações e a adequação das já existentes, além da requalificação da infraestrutura e sistemas.
Esse empreendimento visa atender a Zona Leste da Região Metropolitana de São Paulo, que possui mais de 4,6 milhões de habitantes e enfrenta um grande déficit de transporte. A região é caracterizada pelo deslocamento pendular, com muitas pessoas se deslocando para outras cidades para trabalhar ou estudar.
Consulta Pública
A consulta pública para a concessão do Lote Alto Tietê está aberta até 18 de julho. Pessoas físicas e jurídicas podem enviar sugestões sobre o projeto. Os documentos relevantes e as formas de participação estão disponíveis por meio do data room, acessível mediante pedido encaminhado ao e-mail consultapublica11.12.13@sp.gov.br. As contribuições devem ser feitas por escrito, seguindo o formulário-modelo disponível no regulamento, no site da SPI.