DIADEMA REINAUGURA JARDIM BOTÂNICO E BORBOLETÁRIO COM HOMENAGENS E AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DIADEMA REINAUGURA JARDIM BOTÂNICO E BORBOLETÁRIO COM HOMENAGENS E AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Na manhã da última quarta-feira (25), a Prefeitura de Diadema entregou a reforma do Jardim Botânico e do Borboletário, dois dos principais espaços de educação ambiental do município. Após meses fechado para obras de revitalização, o complexo foi reaberto ao público, com uma programação especial para marcar a reinauguração.

A cerimônia contou com a presença do prefeito, secretários municipais e alunos da E.M.E.B. Reinaldo José Santana (Inspetor Piró), do Jardim Inamar. Durante a visita monitorada, as crianças aprenderam sobre fauna local e migratória, além de conhecerem o ciclo de vida das borboletas — do ovo à fase adulta — e observarem de perto um jabuti em seu habitat.

Em seu discurso, o prefeito comparou a transformação do espaço à metamorfose das borboletas e ressaltou que a revitalização cumpre compromissos assumidos em seu Plano de Governo. Ele também relembrou outras ações de sua gestão, como a redução das filas nas UBSs, o corte de 60% na fila de exames, o reequilíbrio das contas públicas e o combate aos pancadões com apoio da Guarda Civil Municipal e das forças policiais.

O secretário de Meio Ambiente e Serviços destacou que a reforma faz parte da política de zeladoria ambiental da cidade, que inclui programas como a compensação ambiental e a adoção de áreas verdes por empresas, em troca de publicidade.

Durante o evento, foi entregue a estufa de plantas totalmente renovada. O espaço recebeu o nome de Maria Aparecida do Nascimento Borges, servidora que trabalhou por 19 anos no Jardim Botânico e Borboletário. A homenagem póstuma emocionou os presentes, incluindo familiares da ex-funcionária.

As obras incluíram readequação de trilhas, modernização de recintos, renovação das coberturas da estufa e do Borboletário, entre outras melhorias. O objetivo, segundo a prefeitura, é oferecer atendimento de excelência aos visitantes.

Com cerca de 500 metros de trilhas e diversas espécies nativas da Mata Atlântica — como jequitibás, jatobás e palmeiras juçara —, o Jardim Botânico também abriga uma rica fauna. Tartarugas, sapos, tucanos e pica-paus são avistados com frequência, uma vez que o local está situado em um importante corredor ecológico entre a Serra do Mar e o Parque do Estado.

O Borboletário tem capacidade para mil borboletas e abriga quatro espécies: Olho de Coruja, Borboleta do Manacá, Borboleta da Couve e Rosa de Luto. Reconhecido como pioneiro na região metropolitana, o espaço é oficialmente nomeado Borboletário Tropicalista Laerte Brittes de Oliveira, em homenagem ao educador ambiental e ex-servidor municipal que foi um dos criadores do programa Proesa, hoje transformado na Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura.

Imagem: André Baldini/PMD

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *