FACULDADE MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO SERÁ NA RUA MARECHAL DEODORO E TERÁ CURSOS GRATUITOS A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2025

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), anunciou nesta quinta-feira (13) a criação da primeira Faculdade Municipal gratuita da cidade. A unidade funcionará na Rua Marechal Deodoro, 1058, no prédio que antes abrigava a Fundação Criança, no centro. As aulas terão início no segundo semestre de 2025, com 200 vagas iniciais.
A Faculdade Municipal será gerida pelo grupo educacional Ânima e oferecerá cursos tecnólogos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Gestão Pública, Gestão Ambiental, Logística, Empreendedorismo e Recursos Humanos. O número de vagas subirá para 500 estudantes no primeiro semestre de 2025 e 1.000 alunos no ano seguinte.
“_”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
PROCESSO SELETIVO
A seleção dos alunos será feita por vestibular aplicado pela Fundação Vunesp, além de critérios sociais. Para se inscrever, os candidatos deverão:
- Comprovar residência mínima de dois anos em São Bernardo
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos
- Possuir ensino médio completo
- Não ter formação superior
Outros critérios de desempate incluem melhor desempenho na redação, menor renda per capita e residência em áreas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
ESTRUTURA E CUSTOS
O prédio passará por reformas para adequação da estrutura, garantindo acessibilidade e infraestrutura adequada. O custo será minimizado com o uso de servidores municipais para funções administrativas e de zeladoria. Já os cursos serão ministrados pela iniciativa privada, sem grande impacto para os cofres públicos.