FILIPPI RETOMA CAPACIDADE TOTAL DO QUARTEIRÃO DA SAÚDE

Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde já realizou mais de 100 mil atendimentos apenas no primeiro semestre de 2024, alta de 138% em comparação com 2021.
Colocar o Quarteirão da Saúde para funcionar em sua capacidade total foi um dos compromissos assumidos e cumpridos pelo prefeito Filippi. O Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, idealizado como um ambulatório de especialidades, realizou mais de 100 mil atendimentos entre consultas especializadas, exames e cirurgias de janeiro a junho de 2024. O número representa um aumento de 138% em comparação com o mesmo período de 2021, primeiro ano do atual governo de Filippi.
Filippi relembra que “o Quarteirão da Saúde é uma obra que foi um marco na saúde da cidade”. Ele também era prefeito quando o equipamento foi inaugurado. “Um local amplo, onde as pessoas são atendidas com hora marcada, e hoje temos todos os andares, todas as salas funcionando para atender os moradores”, completa.
Reativação do Quarteirão da Saúde
Filippi destaca que, por um longo período, o equipamento foi subutilizado, o que acabou criando na população a percepção de que o local não funcionava adequadamente. “Quando assumimos, toda a nossa atenção estava voltada para o combate ao vírus da Covid, em salvar vidas, ajudar os mais necessitados. Mas assim que a situação melhorou, focamos em repor as equipes, retomar atendimentos, e hoje o Quarteirão da Saúde funciona a todo vapor”, finaliza.
Novo Hospital Municipal
Filippi já deu início a outra grande obra que promete ser um marco na saúde de Diadema: o Novo Hospital Municipal, que será construído no lugar do Paço Municipal. O local foi escolhido por estar em uma região central e pelo terreno e prédio pertencerem à Prefeitura.
Com 25.735 m² de área construída, o novo hospital será dividido em 12 andares, incluindo o térreo que abrigará a recepção e o estacionamento no subsolo. Os 225 leitos serão distribuídos em clínica médica e geral, pediatria, ortopedia, vascular, saúde mental, UTI, obstetrícia, canguru (espaço físico destinado à reinternação da mãe com seu bebê prematuro) e geriatria. O hospital ainda terá o primeiro banco de leite municipal.
Início das Obras
As obras começaram em maio, com a fase de demolição do anexo onde será construído o prédio de 12 andares, etapa realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O outro anexo será reformado e reaproveitado dentro do projeto executivo da construção do novo Hospital Municipal. A etapa de edificação do equipamento tem estimativa de término em três anos. O Novo Hospital Municipal terá um custo estimado de R$ 320 milhões, sendo R$ 287,3 milhões provenientes de transferência do Governo Federal, já garantidos pelo presidente Lula e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.