GOVERNO DE SP PRENDE 430 AGRESSORES EM OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO À MULHER ANTES DO CARNAVAL

GOVERNO DE SP PRENDE 430 AGRESSORES EM OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO À MULHER ANTES DO CARNAVAL

O Governo de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (11), a Operação M – Carnaval Seguro, mobilizando 1.500 policiais em todo o estado e resultando na prisão de 430 agressores de mulheres. A ação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com apoio da Secretaria de Políticas para a Mulher.

Ao todo, foram empregadas 770 viaturas e apreendidas 14 armas de fogo. A operação teve início na segunda-feira (9), com intensificação das ações no chamado Dia D, nesta quarta.

Segundo a secretária de Políticas para a Mulher, Adriana Liporoni, a retirada dos agressores de circulação representa a preservação de vidas e o fortalecimento da autonomia feminina. Ela destacou ainda o trabalho de acolhimento social e jurídico às vítimas, além do incentivo à independência econômica como forma de romper o ciclo da violência.

O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, afirmou que a operação dá continuidade às ações iniciadas na Operação Hera II, realizada no fim do ano passado. Na ocasião, foram registradas 110 prisões por mandado e 200 em flagrante. Desta vez, os policiais cumpriram mandados em todo o estado desde as primeiras horas da manhã, com foco na prevenção durante o período pré-Carnaval.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian, 45 dos presos foram flagrados portando armas de fogo. A estratégia, segundo ele, é impedir que agressores cometam novos crimes durante o período festivo.

Atualmente, o estado conta com 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), além de 172 salas especializadas em delegacias convencionais e a DDM Online, que permite o registro de boletim de ocorrência pela internet. A secretária reforçou a importância da denúncia, lembrando que o feminicídio, em geral, é precedido por agressões verbais, morais e físicas.

Operação Ano Novo, Vida Nova

Em dezembro, o governo estadual realizou a operação “Ano Novo, Vida Nova”, cumprindo 562 mandados de prisão contra agressores em todas as regiões do estado. A maior parte das detenções ocorreu na Grande São Paulo, com 161 presos, sendo 139 na capital. A ação mobilizou mais de 1,8 mil policiais civis.


Imagem: SSP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *