GUARDA CIVIL DE MOGI DAS CRUZES REGISTRA 180 PRISÕES E APREENDE 34 KG DE DROGAS NO PRIMEIRO SEMESTRE

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes realizou 180 prisões em flagrante entre janeiro e junho de 2025. No mesmo período, a corporação também apreendeu cerca de 34 quilos de entorpecentes em operações realizadas em todas as regiões da cidade. Os dados fazem parte de um balanço divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Segurança.
Segundo o levantamento, o mês de maio concentrou o maior número de prisões, com 150 ocorrências. Em seguida aparecem abril (127) e março (116). Ao todo, foram registrados 687 boletins de ocorrência pela GCM no semestre.
No combate ao tráfico de drogas, uma das prioridades da corporação, foram retirados das ruas 33,9 quilos de entorpecentes, sendo 15,7 quilos de maconha, 7,7 quilos de cocaína e 6,7 quilos de crack. Também houve apreensões de haxixe, lança-perfume, êxtase e maconha sintética (k2). Durante as ações, foram encontrados ainda R$ 3.656,05 em dinheiro.
“Desde o início do ano, a Prefeitura vem investindo no fortalecimento da Guarda Civil Municipal, com melhores condições de trabalho, novas estratégias de policiamento e maior integração com as Polícias Civil, Militar e guardas das cidades vizinhas. Os resultados já são visíveis”, afirmou o secretário de Segurança, Gilberto Ito.
Em março, 64 novos guardas civis foram incorporados ao patrulhamento. A Prefeitura investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de uniformes e coletes balísticos. Em abril, foi reativada a base da GCM na praça Oswaldo Cruz, que agora funciona 24 horas por dia, com viatura fixa no local.
A corporação atua com apoio do Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo videomonitoramento da cidade, e conta com grupamentos como Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Canil, ROMO e ROMU.
O atendimento da GCM está disponível 24 horas pelo telefone 153.
Imagem: Divulgação/PMMC