GUARULHOS REGISTRA MAIS DE 3 MIL CASOS DE DENGUE E INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

GUARULHOS REGISTRA MAIS DE 3 MIL CASOS DE DENGUE E INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Entre os dias 5 e 9 de maio, agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde de Guarulhos, realizaram ações em 35 bairros da cidade. As equipes atuaram com bloqueios, nebulização veicular e costal, avaliações de densidade larvária e atendimento a denúncias feitas pela população.

Durante a semana, os trabalhos de campo incluíram visitas a residências e comércios para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e orientar os moradores sobre a prevenção dessas doenças.

As ações começaram na segunda-feira (5), com bloqueios manuais na Vila Bremen e Nova Cidade, enquanto a nebulização veicular foi feita no bairro Novo Portugal. Já na terça-feira (6), a Vila Bremen recebeu a aplicação de inseticida, e denúncias foram atendidas em bairros como Cabuçu e Cumbica, onde também houve bloqueio.

Na quarta-feira (7), o trabalho de combate seguiu em bairros como Jardim Cumbica e Residencial Bambi. No dia seguinte, bloqueios e nebulização ocorreram novamente no Bambi, e denúncias foram apuradas em regiões como Bonsucesso e Água Chata. A semana foi encerrada na sexta-feira (9) com nebulização costal no Jardim Cumbica e veicular no Jardim Adriana.

Segundo a chefe do CCZ, Danilla Sales, a participação da população é fundamental no combate à proliferação do mosquito. “Encontrou larvas? Descarte a água diretamente no solo e lave bem o recipiente com água e sabão antes de reabastecê-lo com água limpa. Fazendo isso pelo menos uma vez por semana, o mosquito não consegue se desenvolver”, explicou.

Vacinação segue para crianças de 10 a 14 anos

Até o momento, Guarulhos já soma 3.640 casos confirmados de dengue. Como medida adicional de prevenção, a Secretaria da Saúde orienta que crianças entre 10 e 14 anos sejam levadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a vacina contra a dengue. A recomendação vale para todas as UBS, com exceção das unidades dos bairros Morros e Marinópolis, que estão em obras de melhoria.

Imagens: Diego Fróis/PMG

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *