HOMEM É PRESO EM GUARULHOS POR MANTER NOVE PÁSSAROS SILVESTRES EM CATIVEIRO

HOMEM É PRESO EM GUARULHOS POR MANTER NOVE PÁSSAROS SILVESTRES EM CATIVEIRO
Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam, na terça-feira (8), um homem por crime ambiental após encontrarem nove pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no bairro Taboão.

A equipe realizava policiamento preventivo pela rua Cuiabá quando avistou as aves em gaiolas expostas na parte externa de uma residência. Entre os animais apreendidos, havia um bico-de-pimenta — espécie classificada como vulnerável e em risco de extinção.

O responsável pelos animais não possuía autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para manter as aves sob sua guarda. Diante da infração, o homem foi encaminhado à Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), junto com os animais apreendidos.

No local, foi lavrado auto de apreensão e boletim de ocorrência por crime ambiental, com base no artigo 29 da Lei 9.605/98, que estabelece pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem capturar ou mantiver animais silvestres sem permissão legal.

As aves resgatadas: quatro picharros, um pintagol, um galo-de-campina, um bico-de-pimenta, um sabiá-poca e um sabiá-laranjeira. Foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP), onde passarão por cuidados médico-veterinários antes de serem reintroduzidas na natureza.

Imagem: Divulgação/PMG

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *