INSCRIÇÕES APROXIMAM PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS DO UNIVERSO DIGITAL EM DIADEMA

A Escola Digital da Melhor Idade, formação gratuita oferecida pela Fundação Florestan Fernandes — autarquia ligada à Prefeitura de Diadema —, teve o prazo de inscrições prorrogado até 21 de julho, com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com 50 anos ou mais ao universo digital. A capacitação tem duração total de 51 horas e exige que os participantes tenham concluído ao menos o Ensino Fundamental I (até o 5º ano).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online por meio de formulário disponível no site da Fundação, onde também é possível consultar o edital completo. As aulas, totalmente práticas, são ministradas na sede da Florestan Fernandes, localizada na região central da cidade, em salas acessíveis equipadas com televisões e computadores.
O conteúdo programático contempla o uso básico de celulares Android, incluindo segurança digital e WhatsApp; navegação no YouTube e entretenimento online; acesso a serviços governamentais no portal Gov.Br, incluindo INSS, SUS, CNH Digital, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, CPF digital e título de eleitor online; manuseio de aplicativos bancários e pagamentos digitais; leitura de QR Code, compras seguras, identificação de golpes e fraudes; além de introdução ao uso de computador, com mouse, teclado, pendrive e impressora.
A primeira edição do curso foi um sucesso, com 119 matriculados que resultaram na criação de quatro turmas — o dobro do previsto inicialmente . O diretor‑presidente da Fundação, Hilton Alves Moreira, destaca que o sucesso se deve à proposta pedagógica com linguagem simples e ambiente acolhedor, que promove autonomia, inclusão e autoconfiança no uso da tecnologia.
A extensão do prazo de inscrição até 21 de julho foi pensada para atender às dificuldades que o público-alvo enfrenta ao acessar informações e realizar o cadastro online . A Fundação oferece suporte aos interessados por telefone e WhatsApp, no número (11) 4053‑2600.
Imagem: André Baldini