NOVA TURMA DA GUARDA MIRIM DE CARAGUATATUBA INICIA ATIVIDADES COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

NOVA TURMA DA GUARDA MIRIM DE CARAGUATATUBA INICIA ATIVIDADES COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
O primeiro dia letivo da 7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba foi marcado por uma programação especial nesta quinta-feira (31), com atividades de acolhimento, integração e apresentação do curso aos 80 novos participantes. Os adolescentes, com idades entre 14 e 15 anos, são oriundos das regiões sul e centro/norte do município, com 40 alunos em cada polo.

As atividades começaram pela manhã, com cerimônia de abertura e hasteamento da bandeira no quartel do Corpo de Bombeiros. A solenidade contou com a participação da 6ª turma, composta por alunos veteranos, que posteriormente acompanharam os novatos até o Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação. No local, compartilharam suas experiências e apresentaram a proposta pedagógica e disciplinar do programa.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva; da secretária de Educação, Roseli Morilla; do presidente da Câmara, Antônio Carlos Júnior; da vereadora Gislaine Oliveira, a Dra. Lalá; e de autoridades das forças de segurança do município.

Durante sua fala, o prefeito destacou os avanços no setor educacional e a reestruturação da Guarda Mirim. “Hoje, a Guarda Mirim representa uma instituição fortalecida, que não apenas cuida da disciplina, mas prepara jovens para o mercado de trabalho e para a vida. É um programa que transforma, que desenvolve o ser humano”, afirmou Mateus Silva.

A secretária Roseli Morilla também ressaltou o trabalho pedagógico envolvido. “É um projeto novo, cuidadosamente elaborado por uma equipe de profissionais que acreditam no potencial transformador da Educação. Cada etapa dessa formação tem muito a contribuir para a nossa sociedade”, disse.

A programação incluiu relatos de veteranos, apresentação do regimento interno, dinâmicas de integração, e explicações sobre o cronograma do curso. O Projeto Guarda Mirim tem como objetivo promover formação integral aos jovens, fortalecendo valores e preparando-os para o mercado de trabalho.

Criado pela Lei Municipal nº 1.190/2005, o programa selecionou seus integrantes por meio do Edital de Processo Seletivo nº 01/2025, organizado pela Comissão Permanente da Guarda Mirim, instituída pelo Decreto nº 2.243/2025.

Durante a formação, os aspirantes recebem uniformes, vale-transporte e duas refeições diárias, além de acompanhamento pedagógico e orientação em temas como ética, responsabilidade e disciplina. Ao final do curso, os jovens que se destacarem poderão ser encaminhados para vagas como Jovem Aprendiz.

Imagem: Fernando Matos/PMC

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *