OPERAÇÃO INTEGRADA COMBATE FURTO DE FIOS E FECHA ESTABELECIMENTO EM GUARULHOS

A Prefeitura de Guarulhos realizou, na tarde desta terça-feira (29), uma operação integrada de combate ao furto de fios e cabos da rede pública de energia elétrica, reunindo equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).
Durante a ação, diversos estabelecimentos comerciais de compra e venda de sucata foram fiscalizados. Seis locais foram autuados e um deles teve as atividades lacradas por irregularidades em alvarás e licenças de funcionamento. Os proprietários também foram orientados a não adquirir produtos de origem duvidosa, prática que pode configurar crime de receptação.
A iniciativa faz parte dos esforços da administração municipal para prevenir crimes que afetam serviços públicos essenciais, como energia elétrica e telefonia.
No último sábado (26), dois homens foram presos em flagrante pela GCM após furtarem cabos na avenida Silvestre Pires de Freitas, próximo à estrada do Elenco. A prisão aconteceu após o crime ser flagrado pelas câmeras de monitoramento.
A operação também reforça a vigência da nova Lei Federal nº 15.181/2025, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (28), que estabelece penas mais severas para furtos, roubos e receptação de fios, cabos e equipamentos essenciais para o funcionamento de serviços públicos. A legislação dobra a pena nos casos que comprometam órgãos públicos ou prestadores de serviços essenciais, em qualquer esfera de governo.