OPERAÇÃO SHARPE PRENDE SETE INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO

OPERAÇÃO SHARPE PRENDE SETE INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO
As Polícias Militar e Civil, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, deflagraram nesta segunda-feira (8) a Operação Sharpe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas no centro de São Paulo. A ação cumpre dez mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, especialmente na região da Favela do Moinho.

Até o momento, sete pessoas foram presas e 12 celulares apreendidos. Entre os detidos está a irmã de “Léo do Moinho”, integrante do PCC preso no ano passado, que se apresentava como líder comunitária, mas atuava para cumprir ordens e defender interesses do irmão. Também foram capturados o homem apontado como sucessor de Léo do Moinho e o proprietário de um comércio usado como depósito de armas e drogas. Os casos estão sendo registrados na Divisão de Capturas do Departamento de Operações Especiais (Dope).

A operação é um desdobramento da Salus et Dignitas (Saúde e Dignidade), deflagrada em agosto de 2024, que desarticulou o ecossistema criminoso no centro da capital. Durante as investigações, descobriu-se que lideranças do tráfico seguiam emitindo ordens de dentro do presídio, incluindo ameaças a funcionários da CDHU e intimidações a famílias da Favela do Moinho que aceitassem participar do reassentamento habitacional.

Reassentamento em andamento
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo já promoveu, desde abril, o reassentamento de 537 famílias da comunidade. Dessas, 65 estão em unidades habitacionais definitivas e as demais recebem auxílio-moradia de R$ 1,2 mil, pago integralmente pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, até a solução definitiva. Para dar suporte, a CDHU mantém um escritório na Rua Barão de Limeira, criado para esclarecer dúvidas e orientar moradores durante o processo.

Imagem: SSP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *