PM AMBIENTAL DE SÃO PAULO É PREMIADA NACIONALMENTE PELO USO DE TECNOLOGIA CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS

PM AMBIENTAL DE SÃO PAULO É PREMIADA NACIONALMENTE PELO USO DE TECNOLOGIA CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS
A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo recebeu reconhecimento nacional pelo trabalho de combate a crimes ambientais, principalmente incêndios florestais, com o uso da plataforma Brasil Mais (Meio Ambiente Integrado e Seguro). O prêmio foi entregue pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria da Segurança Pública Nacional (Senasp) durante o encontro Rede Mais, em Brasília.

A ferramenta utiliza imagens de satélite para monitorar o solo em tempo real, permitindo identificar focos de incêndio, desmatamentos, construções irregulares e expansões populacionais em áreas de difícil acesso.

A unidade premiada foi a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, de Fernandópolis, responsável por 49 municípios no noroeste paulista. Desde a adoção da plataforma, em 2024, foram aplicados 411 autos de infração por queimadas e desmatamentos, somando R$ 19 milhões em multas. Entre janeiro e julho deste ano, o valor chegou a R$ 165 mil.

“O sistema representa economia de tempo e recursos, já que o policial só é deslocado quando há confirmação prévia de foco de incêndio”, destacou o capitão Alonso Silva, comandante da unidade.

Na placa de menção honrosa, a PM Ambiental foi reconhecida pelo “uso estratégico da plataforma Brasil Mais no Combate ao Fogo e Identificação do Início do Evento Incendiário”.

QUEDA NOS INCÊNDIOS

Em agosto de 2025, o estado de São Paulo registrou queda de 86% no número de focos de queimadas em relação ao mesmo mês do ano anterior: foram 494 registros, contra 3.612 em 2024. O resultado também ficou abaixo da média histórica do período (1.014), segundo o programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A redução está ligada ao fortalecimento da Operação SP Sem Fogo, que reúne a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Defesa Civil do Estado. Durante a estiagem, a operação atua em fase vermelha, com intensificação das ações de combate e prevenção.

📷 Foto: Divulgação/SSP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *