PM DE SÃO PAULO FECHA PARCERIA COM GOOGLE PARA BLOQUEAR CELULARES ROUBADOS EM TEMPO REAL

PM DE SÃO PAULO FECHA PARCERIA COM GOOGLE PARA BLOQUEAR CELULARES ROUBADOS EM TEMPO REAL

A Polícia Militar de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (10), uma parceria com o Google para reforçar o combate a roubos e furtos de celulares no estado. A novidade foi apresentada durante um evento para desenvolvedores na capital paulista e permitirá que policiais bloqueiem remotamente aparelhos subtraídos por meio dos Terminais Portáteis de Dados (TPDs), usados durante o atendimento de ocorrências.

A ferramenta será ativada a pedido da vítima, que deverá fornecer as informações necessárias para que o bloqueio seja realizado. A funcionalidade faz parte da plataforma Google Localizador e também possibilita outras ações, como tocar um som no aparelho, localizar em tempo real e, em último caso, apagar todos os dados do dispositivo. Todas as etapas devem ser documentadas pelo policial responsável.

“O uso da tecnologia é um dos pilares da nossa estratégia de segurança pública. Essa parceria com o Google é mais um passo importante para coibir crimes e proteger o cidadão”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, reforçou que o recurso se soma à atuação da polícia investigativa: “Com inteligência, integração e tecnologia, São Paulo segue avançando no combate ao crime.”

O treinamento dos policiais para o uso da nova ferramenta começa nesta semana. A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM explica que o uso do TPD é um apoio emergencial à vítima, mas não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve incluir o número de IMEI do aparelho.

Segundo dados oficiais, 24,7 mil celulares foram roubados em São Paulo entre janeiro e abril de 2025, o que representa uma queda de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A iniciativa marca mais um passo no uso de inovação tecnológica para modernizar e agilizar o atendimento policial, buscando mais eficiência no enfrentamento da criminalidade urbana.

Imagem: SSP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *