POLÍCIA CIVIL COMBATE GOLPE DE “PROVA DE VIDA” DO INSS EM IDOSOS

POLÍCIA CIVIL COMBATE GOLPE DE “PROVA DE VIDA” DO INSS EM IDOSOS
A Polícia Civil do 2º Distrito Policial de Praia Grande deflagrou nesta terça-feira (2) a segunda fase de uma operação voltada à prisão de integrantes de uma quadrilha especializada em aplicar golpes contra idosos.

Os criminosos se passavam por agentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar supostas “provas de vida” ou “atualizações cadastrais”. Com os dados coletados, eles contratavam empréstimos consignados fraudulentos, gerando prejuízos significativos aos beneficiários.

Em cumprimento a mandados de prisão e busca, a operação, que teve apoio de agentes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), resultou na prisão de:

-Um homem em Peruíbe.
– Uma mulher na zona leste de São Paulo.

As investigações tiveram início após diversos boletins de ocorrência (BOs) relatarem que idosos estavam sendo enganados por suspeitos que se apresentavam falsamente como servidores do INSS, usando crachás e camisetas padronizadas.

O padrão identificado pela Polícia Civil era:

Os suspeitos chegavam uniformizados, alegando a necessidade de “prova de vida” ou “atualização cadastral”.

Eles recolhiam documentos, fotografavam cartões bancários e induziam as vítimas a assinar papéis.

Logo depois, os empréstimos eram contratados de forma fraudulenta.

O líder do bando já havia sido preso durante a primeira fase da operação. Na segunda fase, a dupla presa foi identificada pelas vítimas, com um responsável por tirar fotos e recolher documentos e o outro mantendo vigilância.

O caso foi registrado como organização criminosa e estelionato. As investigações prosseguem para identificar e prender outros envolvidos.

Foto: Governo de SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *