POLÍCIA CIVIL DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE FALSIFICAVA E VENDIA REMÉDIOS ILEGAIS EM TODO O PAÍS

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE FALSIFICAVA E VENDIA REMÉDIOS ILEGAIS EM TODO O PAÍS

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na terça-feira (5) uma megaoperação contra uma organização criminosa responsável pela falsificação e venda de remédios emagrecedores e anabolizantes. Ao todo, 26 pessoas foram presas temporariamente em diversos estados do país e até no Paraguai, onde foi capturado o casal apontado como líder do esquema.

Os dois suspeitos, um homem de 33 anos e uma mulher de 27, foram presos pela polícia paraguaia. Segundo as investigações, o casal havia se mudado recentemente para o país vizinho com o objetivo de fugir da Justiça brasileira. “Eles solicitaram a cidadania no Paraguai para não responder pelos crimes no Brasil”, afirmou o delegado Ronald Quene, responsável pela operação.

A dupla foi incluída na lista de procurados da Interpol para garantir a prisão e evitar qualquer tentativa de fuga. A extradição ao Brasil foi solicitada, e os dois devem ser transferidos ainda nesta quarta-feira (6).

Esquema milionário
De acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o grupo movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos. Os remédios eram produzidos ilegalmente e vendidos pela internet, sem exigência de receita médica.

Os líderes do esquema já estavam na mira da polícia há pelo menos um ano. O homem já havia respondido por crime semelhante em 2021. Os produtos eram comercializados em um site que também teve suspensão solicitada pela Polícia Civil.

Prisões em São Paulo
Além das prisões internacionais, 12 suspeitos foram presos no estado de São Paulo. A operação mobilizou 255 equipes com 510 policiais civis para cumprir mandados em 12 municípios paulistas, entre eles: São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.

A ofensiva foi coordenada pela 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), com apoio de todas as divisões da Polícia Judiciária nos municípios envolvidos.

Ação nacional
Fora de São Paulo, a operação também foi executada em outros 12 estados: Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e novamente Pernambuco.

Ao todo, foram cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão temporária. Para chegar até os envolvidos, os policiais se infiltraram como compradores no site da organização.

As investigações continuam para identificar possíveis ramificações do grupo e novos suspeitos.

Imagem: SSP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *