POLÍCIA CIVIL PRENDE DUPLA SUSPEITA DE GOLPE COM FALSOS CONCURSOS PÚBLICOS

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (12) a operação Caça-Fantasmas, que prendeu dois homens acusados de aplicar golpes financeiros por meio de falsos editais de concursos públicos.
As prisões ocorreram durante o cumprimento de mandados na Vila Madalena, zona oeste da capital, e em Campinas, no interior paulista. Também foram realizadas buscas em Francisco Morato, na região metropolitana.
As investigações começaram após a denúncia de uma vítima que registrou boletim de ocorrência. Segundo a apuração, os criminosos divulgavam anúncios falsos nas redes sociais, direcionando os interessados para páginas quase idênticas às oficiais do Governo Federal. Após preencher dados pessoais, as vítimas recebiam QR Codes para pagamento de taxas de inscrição, que variavam entre R$ 28 e R$ 87. Nenhuma inscrição era efetivada.
O caso revelou ao menos 640 boletins de ocorrência com o mesmo padrão de fraude. Para dificultar a ação policial, os suspeitos mantinham várias empresas ligadas a crimes virtuais. A Justiça expediu seis mandados de busca e apreensão. Além das prisões, foram apreendidos dois veículos de luxo, notebooks, computadores e celulares.
Durante as buscas, a polícia localizou um terceiro imóvel, na Vila Mariana, usado como sede de empresas de fachada. No local funcionava uma central clandestina de TV a cabo, que captava e redistribuía ilegalmente sinais de TV por assinatura, além de comercializar conteúdo em plataformas de streaming. Cerca de 20 máquinas de cartão também foram apreendidas.
Os detidos foram autuados por associação criminosa e crime contra as telecomunicações no 42º Distrito Policial (Parque São Lucas), responsável pelo caso.
Imagem: SSP