POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO “PRIMEIRA IMPRESSÃO” CONTRA QUADRILHA DE ESTELIONATO NO INTERIOR DE SÃO PAULO
A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (3) a Operação Primeira Impressão para cumprir oito mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão contra uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de estelionato, receptação e associação criminosa em cidades do interior paulista.
A ação é conduzida pelo 4º Distrito Policial de Assis, na região de Presidente Prudente, e tem como alvo um grupo que utilizava CNPJs regulares de terceiros para adquirir produtos de forma fraudulenta. Até o momento, seis investigados foram presos, enquanto dois permanecem foragidos.
As investigações começaram após o registro de um boletim de ocorrência em 27 de janeiro de 2025, envolvendo uma empresa com sede em Assis, que sofreu prejuízo estimado em R$ 90 mil. Segundo a Polícia Civil, os criminosos realizavam compras usando dados empresariais legítimos, efetuavam o pagamento de uma entrada para dar aparência de legalidade às negociações e, após a entrega dos produtos, interrompiam os pagamentos e bloqueavam qualquer contato com a empresa vítima.
Os itens obtidos de forma fraudulenta eram entregues em municípios como Botucatu, Araras e Pirassununga. Com o avanço das apurações, os policiais identificaram dez pessoas envolvidas no esquema, com indícios de que o grupo já teria aplicado golpes semelhantes contra outras empresas. O núcleo da organização criminosa estaria sediado no município de Guariba.
Diante da continuidade das práticas criminosas, a Polícia Civil representou junto à Justiça, que autorizou o cumprimento dos mandados nas cidades de Guariba, Motuca, Rincão, Pirassununga, Botucatu, Araras e Hortolândia.
A operação mobilizou 48 policiais civis e 14 viaturas. Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para o avanço das investigações.
Foto: Pablo Jacob / Governo de São Paulo

