POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL FECHA DUAS FÁBRICAS CLANDESTINAS DE BALÕES NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL FECHA DUAS FÁBRICAS CLANDESTINAS DE BALÕES NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
Duas fábricas clandestinas de balões foram descobertas e fechadas nesta quinta-feira (14) durante a Operação São Paulo Sem Fogo, conduzida pela 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental. A ação ocorreu na zona leste da capital e resultou na apreensão de dezenas de balões e materiais utilizados na fabricação.

A operação foi desencadeada após denúncia anônima e investigação do setor de inteligência da PM Ambiental, que identificou três endereços suspeitos nos bairros Vila Industrial, Vila Bancária e Recanto Verde do Sol. Com mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os agentes localizaram dois imóveis usados para a produção ilegal.

No total, foram apreendidos 88 balões — sendo 13 de grande porte —, 372 artefatos explosivos, estruturas metálicas, papel de seda, bandeiras, antenas, pó de vidro para cerol, cera e estopa. Celulares e computadores também foram recolhidos.

Duas pessoas foram detidas e encaminhadas à Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (DIIMA). Os responsáveis receberam multas que somam R$ 890 mil e responderão criminal e administrativamente por crimes ambientais.

A operação contou com apoio do Ministério Público, por meio do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) e do Gecap (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento do Solo Urbano).

A confecção, transporte e soltura de balões são crimes previstos na Lei 9.605/98, com pena de até três anos de detenção, além de multa.

Imagem: SSP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *