PORTO DE SÃO SEBASTIÃO BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO 1º SEMESTRE

O Porto de São Sebastião registrou um novo recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). Foram movimentadas 760 mil toneladas, um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2023.
Entre as principais cargas transportadas estão açúcar a granel (287,5 mil toneladas), barrilha a granel (190,3 mil toneladas) e coque de petróleo a granel (107,5 mil toneladas). A ampliação das áreas de armazenagem no porto atraiu mais importadores e exportadores, segundo o diretor-presidente da CDSS, Ernesto Sampaio.
Foram autorizados 11 novos armazéns, somando agora 14 estruturas. Além disso, o Porto de São Sebastião recebeu investimentos em melhorias, incluindo a reforma do centro de controle operacional, pavimentação de pátios e vias de acesso, automação do portão de acesso e monitoramento por circuito fechado de TV.
O acesso ao Porto é facilitado pela rodovia dos Tamoios, interligada aos principais acessos do estado, malha ferroviária e ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos. A obra do Contorno de São Sebastião, em fase final, terá uma alça exclusiva para o Porto, melhorando o acesso e minimizando o impacto no trânsito urbano.
Está em modelagem um processo de arrendamento que permitirá a atração de mais investimentos. A consulta pública será publicada em breve, conforme a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. O Porto também aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos e começou a aplicar descontos tarifários para embarcações sustentáveis e energeticamente eficientes.
Essas iniciativas estão alinhadas com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável em São Paulo.