PROGRAMA “OUVIR, LER E APRENDER” LEVA AVALIAÇÕES OFTALMOLÓGICAS E AUDITIVAS A 50 MIL ESTUDANTES EM SÃO BERNARDO

A Prefeitura de São Bernardo, por meio de ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Educação, iniciou o Programa Ouvir, Ler e Aprender, que prevê avaliações oftalmológicas e auditivas em até 50 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal até o fim de 2026. Apenas no primeiro mês de execução, quase 11 mil estudantes passarão pelos exames.
Lançada em 28 de agosto na EMEB Regina Rocco Casa II, a iniciativa atendeu 1.615 crianças em três dias. A ação amplia o alcance do programa Saúde na Escola, que já realiza avaliações nutricionais e de saúde bucal, escovação supervisionada e atualização da caderneta de vacinação. Estudantes que apresentarem necessidade serão encaminhados a especialistas e terão direito a óculos gratuitos.
Entre o fim de agosto e 30 de setembro, recebem atendimento alunos de 12 unidades: EMEBs Regina Rocco Casa II, Professora Marineida Meneghelli de Lucca, Padre Ângelo Ceroni, Professora Maria Therezinha Besana, Professora Janete Mally Betti Simões, Maria Rosa Barbosa, Karolina Zofia Lewandowkska, Alfredo Scarpelli, Ari Lacerda Rodrigues, Senador Teotônio Vilela, Marcos Rogério da Rosa e Arlindo Miguel Teixeira.
“O Saúde na Escola já está consolidado como uma importante ferramenta de acompanhamento da saúde dos nossos estudantes. Agora, com o incremento do Ouvir, Ler e Aprender, identificamos cedo dificuldades de visão ou audição e damos condições para que todas as crianças se desenvolvam em seu pleno potencial”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
O secretário reforçou ainda a importância da parceria com os pais. “Autorizem os exames, preencham os questionários. Tudo o que está sendo feito terá impacto positivo por toda a vida dessas crianças”, completou.
Durante as visitas, os alunos passam por:
– Triagem visual e auditiva;
– Entrega de laudos individuais;
– Registro em carteirinha de visão no prontuário escolar;
– Encaminhamento para especialistas, quando necessário;
– Entrega gratuita de óculos aos estudantes que precisarem.
Além disso, o programa inclui atividades educativas em três eixos principais:
– Vacinação: checagem da situação vacinal, com ênfase na imunização contra o HPV;
– Saúde bucal: escovação supervisionada, orientações de higiene oral e levantamento epidemiológico;
– Alimentação saudável: avaliação antropométrica e orientações nutricionais voltadas à prevenção da obesidade infantil e doenças crônicas.
Fotos: Divulgação/PMSBC