RADAR DE ILHABELA DETECTA CHUVAS IGNORADAS POR OUTROS EQUIPAMENTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

RADAR DE ILHABELA DETECTA CHUVAS IGNORADAS POR OUTROS EQUIPAMENTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
O radar meteorológico instalado em Ilhabela, no Litoral Norte, tem se mostrado fundamental para o monitoramento preciso das chuvas na região, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O equipamento detectou precipitações intensas e persistentes que passaram despercebidas por radares posicionados no planalto, como o de Salesópolis, na Grande São Paulo.

Nas últimas 72 horas, a cidade de São Sebastião registrou um acumulado de 151 milímetros de chuva, volume não identificado pelo radar de banda S em Salesópolis, cujo longo alcance (mais de 400 km) é ideal para áreas planas, mas pouco eficiente em regiões montanhosas. Já o radar de Ilhabela, que opera na banda X, possui alcance menor, mas maior sensibilidade para áreas com relevo acidentado, como o Litoral Norte, impactado diretamente pela Serra do Mar.

De acordo com o meteorologista Willian Minhoto, as chuvas observadas na quinta-feira (3) foram do tipo orográficas, provocadas pela elevação do relevo. “É conhecida como chuva de montanha e costuma ocorrer com frequência em regiões serranas, podendo apresentar volumes expressivos”, explicou.

A Major Michele Cesar, diretora da Divisão de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, destacou a importância estratégica do radar litorâneo. “Esse tipo de chuva não é detectado por radares em áreas mais elevadas por conta da barreira da serra. Por isso, é essencial termos um radar banda X operando no litoral”, afirmou.

Adquirido em 2023 pelo Governo do Estado, o radar de Ilhabela contou com investimento de R$ 10 milhões e integra o plano de modernização do sistema de monitoramento meteorológico. Em 2024, um novo radar foi instalado em Campinas, com investimento adicional de R$ 4 milhões.

Atualmente, São Paulo conta com sete radares meteorológicos localizados em Ilhabela, Bauru, Presidente Prudente, Campinas, dois na capital e um em Salesópolis, todos integrados ao Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CEPRAM), criado neste ano. O CEPRAM também é responsável pelo envio de mensagens de alerta à população por meio da tecnologia Cell Broadcast.

Desde quarta-feira (2), três alertas foram enviados por SMS a moradores de cidades do Litoral Paulista, como São Sebastião e Ubatuba. Para receber as notificações da Defesa Civil estadual, basta enviar o CEP da localidade por mensagem de texto para o número 40199.

Imagem: Agência SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *