SANTO ANDRÉ RECEBE ENCONTRO REGIONAL DO PACTO NACIONAL PELA SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO NA EJA
Na noite desta quinta-feira (5), Santo André se consolidou como referência regional na formação continuada de educadores e no fortalecimento do trabalho colaborativo entre municípios do Grande ABC. O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence sediou o 2º Encontro Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O evento reuniu representantes dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, com a participação de professores da Educação de Jovens e Adultos, articuladores e formadores do Pacto Nacional contra o Analfabetismo na EJA.
Segundo o secretário de Educação de Santo André, Pedrinho Botaro, o encontro reforça a importância da atuação conjunta entre as redes municipais.
“Conseguimos unir diversas redes de educação em uma mesma noite. Com seis municípios presentes, ressaltamos a estratégia de buscar alunos e pessoas que muitas vezes ainda não perceberam o quanto a alfabetização e o avanço no ensino são fundamentais. Além disso, realizamos uma busca ativa com foco na profissionalização”, destacou.
Logo na entrada do teatro, os participantes puderam conferir a exposição “Levantados do chão”, inspirada na música homônima de Chico Buarque e Milton Nascimento, integrante do álbum Terra, produzido em homenagem à obra fotográfica e literária de Sebastião Salgado.
A mostra estabelece um diálogo entre as trajetórias dos educandos da EJA dos seis municípios participantes e os registros do renomado fotógrafo brasileiro, reconhecido internacionalmente por retratar a dignidade e a luta de trabalhadores e populações historicamente marginalizadas.
PALESTRA DESTACA LEGADO DE PAULO FREIRE
O público também acompanhou a palestra sobre rede temática na EJA, ministrada por Valter Giovedi, professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e integrante da Rede Freireana de Pesquisadores, grupo dedicado ao estudo do legado de Paulo Freire na educação pública brasileira.
“Fiquei muito agradecido pela oportunidade de contribuir com os municípios participantes deste encontro para que, por meio do Pacto Nacional da EJA, possam estabelecer políticas curriculares que atendam de forma qualificada essa modalidade de ensino”, afirmou o palestrante.
Giovedi também ressaltou a importância da educação de adultos na obra de Paulo Freire.
“Antes de ensinar, é fundamental compreender o universo dos educandos, para saber o que ensinar e em que ritmo ensinar. A escola precisa ser um espaço que faça sentido para os adultos que retornam aos estudos”, pontuou.
A garantia do direito à educação ao longo da vida é uma diretriz central da política educacional de Santo André. Com população estimada em 615.268 habitantes, o município apresenta índice de 97,99% de pessoas alfabetizadas, com apenas 2,01% de analfabetismo.
Em 2025, a rede municipal formou 460 estudantes da EJA. Para 2026, a previsão é de 2.800 alunos matriculados, com inscrições ainda abertas.
“Santo André tem uma estratégia que une alfabetização, avanço no conhecimento e geração de emprego e renda por meio do ensino e dos cursos ofertados. É uma política diferenciada, que busca atrair pessoas que, em algum momento da vida, não tiveram oportunidade de estudar”, reforçou Pedrinho Botaro.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A EJA
A Secretaria de Educação de Santo André mantém inscrições abertas para jovens, adultos e idosos que desejam retornar aos estudos em 23 unidades da rede municipal que ofertam a modalidade.
EJA I (2º ao 5º ano): matrículas até 30 de setembro de 2026
EJA II (6º ao 9º ano): matrículas até 30 de maio de 2026
Para realizar a matrícula, é necessário procurar a unidade com EJA mais próxima da residência, munido de RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. Caso o interessado não possua histórico, a escola auxiliará na busca das informações necessárias.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4468-4296 ou diretamente nas unidades escolares.
Foto: Eduardo Merlino/PSA

