SÃO BERNARDO ENTREGA NOVA UBS SÃO PEDRO II, REFERÊNCIA PARA POPULAÇÃO INDÍGENA URBANA
A população da Vila São Pedro, em São Bernardo, celebrou nesta terça-feira (9/12) a entrega da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro II. O novo equipamento substitui a unidade provisória de 2023 e se destaca por ser a primeira da cidade a funcionar como referência para a saúde da população indígena em contexto urbano.
Com um investimento superior a R$ 13 milhões, a unidade, entregue pelo prefeito Marcelo Lima, é moderna e ampla:
Consultórios: 20 consultórios, incluindo dois com banheiro para ginecológico e seis para saúde bucal.
Equipes de Saúde: Seis equipes de saúde da família (duas a mais que na antiga unidade) e quatro equipes de saúde bucal.
Infraestrutura: Auditório, salas de imunização, coleta e procedimentos.
Reconhecimento Indígena
Lideranças indígenas de São Bernardo e do Grande ABC participaram da entrega, classificando o momento como histórico.
Kilvane Pankararu (moradora): Agradeceu o esforço: “É uma honra, termos essa unidade, pela qual luto há muito tempo.”
Cacica Jaqueline Haywã (etnia Pataxó Hã Hã Hãe): Destacou o pioneirismo: “A cidade tem 1.300 indígenas vivendo aqui e isso será muito mais do que uma UBS, mas um reconhecimento da nossa existência.”
O Dr. Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde, ressaltou o foco humano da gestão. O assessor de direção do Departamento de Atenção Básica, Antonio Carlos Bezerra, explicou que a equipe da UBS São Pedro II passou por uma capacitação especializada em saúde indígena em contexto urbano, estruturada com o apoio do Projeto Xingu.
“A diferença principal é o acolhimento, o respeito às diferenças culturais, às particularidades de cada etnia, e essa equipe será matriciadora, ou seja, vai capacitar outras até que toda a rede esteja preparada para atender a população indígena com o máximo de acolhimento”, afirmou Bezerra.
O prefeito Marcelo Lima também destacou outras entregas na região, como a UPA reconstruída e o recapeamento de mais de 70 ruas, além de citar a jovem Jady Pereira de Sá, descendente Pankará e moradora da Vila São Pedro, que participou do programa de intercâmbio Conecta São Bernardo.
A nova UBS São Pedro II funciona a partir desta sexta-feira, 12 de dezembro, na Rua Tiradentes, 1845, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

